Espaço Família | Como Cresceram

Saúde

4 de Maio de 2015

Vómitos

vomitos

Os vómitos são um sintoma muito frequente em pediatria, associados à febre (muito frequente), causados por infeções virais, conjuntamente com diarreia ou não, pela ingestão de alimentos deteriorados e ainda também associados a doenças graves.

Como Tratar?

O principal tratamento, inicia-se na alteração da alimentação.

Quando uma criança vomita, deve fazer-se uma pausa de 30 minutos, sem lhe dar nada (ainda que ela peça…). Depois ofereça um líquido de hidratação, como por exemplo Miltina ElectrolitOralsueroDioralyte à colher de 3 em 3 minutos ou de 5 em 5 minutos. Pode também oferecer água chalada (chá preto fraquinho com açúcar e sal- publicarei posteriormente) ou nas crianças mais velhas IceTea também à colher.

Se a criança tolerar, durante umas horas a hidratação oral, então inicia-se a alimentação baseada em grelhados, em pequenas quantidades e repetidas vezes, fruta cozida e contemplar preferencialmente lacticínios (leite e iogurtes) sem lactose.

Não se esqueça que o mais importante é “beber” e não “comer”!!! Mesmo que a criança insista, não ceda. É mesmo muito importante. Se esta beber à colher os soros de hidratação, não se preocupe (não desidrata e alimenta).

Quando deve ser observada pelo médico assistente?

Se manifestar um (ou vários) destes sintomas:

–  Febre associada.

–  Doença crónica (diabetes, cardiopatias).

–  Idade inferior a 6 meses.

–  Se apesar da dieta efetuada, continuar a vomitar.

–  Se urinar menos do que o habitual.

Dra. Paula Vara Luiz

Pediatra | O Blog da Tia Paula 

É Diretora clínica da Clínica Paula Vara Luiz, serviços médicos, situada na Travessa do Forno 7-B 2050-114 Aveiras de Cima. É Médica especialista em pediatriaTrabalhou na Maternidade Alfredo da Costa, no Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital de Dona Estefânia, Hospital da Horta (Açores), no Hospital de Vila Franca de Xira e Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras). 

Anteriormente foi responsável pela Rubrica de Pediatria, semanalmente, da Rádio Lezíria, em Vila Franca de Xira. É autora de artigos para a Revista ÚNICA do Jornal Expresso. Atualmente exerce só medicina privada. Possui um vasto curriculum, com vários prémios nacionais e internacionais, assim como distinções. Encontra-se já com uma longa carreira, o que lhe permite uma grande experiência na prática clínica aliada ao seu “senso clínico”, tornando-a uma pediatra de excelência nos nossos dias.

© supersan