Atualidade

26 de Dezembro de 2014

Visitas domiciliárias a bebés prematuros

Os bebés que nascem prematuros requerem cuidados especiais que, após a alta, deixam os pais apreensivos e, para lhes dar resposta, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga efetua as visitas domiciliárias de Neonatologia.

O objetivo é assegurar a continuidade de cuidados, após a alta hospitalar, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, permitindo “altas precoces” e fazendo diminuir as “visitas” ao Hospital, depois das crianças irem para casa.

Criada em 2008, a título experimental e apenas no concelho de Aveiro, a Visita Domiciliária de Neonatologia estende-se hoje à área de abrangência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em articulação com os centros de saúde e unidades de saúde familiar, deixando os pais mais informados e descansados. “Para nós, a visita domiciliária ao recém-nascido prematuro reveste-se de extrema importância, pois através desta prática pode-se assegurar a continuidade de cuidados e fornecer aos pais todo o apoio que necessitam”, considera Maria do Céu, chefe da Pediatria do Hospital de Aveiro.

Trata-se de uma ação voltada para a família, em que se empenham os profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. “É inquestionável a necessidade que as famílias têm, aquando da alta para o domicílio, na garantia da continuidade de cuidados com segurança, o que podem obter com a nossa visita domiciliária”, acrescenta.

Fonte | Pais&Filhos