Espaço Família | Estamos Grávidos

Consultoria de Imagem

23 de Abril de 2015

Vestidos para Festejar durante a Gravidez

Muitas futuras mamãs não sabem o que vestir quando têm um evento. Por ser uma peça única, versátil e confortável, o vestido pode ser uma boa opção para quando recebe um convite especial. Por isso, inspire-se nestes modelos da colecção ASOS Primavera-Verão 2015 e veja o que usar para ir a um cocktail, jantar, evento de gala, casamento ou, até mesmo, para uma saída à noite com o marido ou as amigas. O importante é sentir-se bem e confiante.

Entre as tendências de moda desta estação, destacam-se as cores pastel, os padrões florais (estampados ou em renda), os tons metalizados, as franjas e os anos 70. E não se esqueça, que para conseguir um look mais elegante e sofisticado, os acessórios são fundamentais.

A escolha do vestido deve também ter em conta o seu tipo de corpo ou a fase da gravidez em que se encontra, devido ao aumento de volume do corpo. Com as alterações de peso, muitas mulheres sentem-se desconfortáveis com as suas novas formas e pretendem disfarçar certas zonas. Opte por modelos mais justos se for mais magra, ou mais fluídos e estruturados se estiver mais gordinha. Se tiver as pernas inchadas, os vestidos maxi ou midi (abaixo do joelho) são uma boa solução.

Além disso, confirme o grau de formalidade do evento (horário, local e dress code), antes de decidir qual é o vestido (material, modelo, cor e comprimento) e os acessórios que vai levar.

1. Mudar o visual de dia para a noite

Se trabalha e tem um jantar ou um cocktail no final do dia, mas não tem tempo de ir a casa, o melhor será optar por um vestido básico e versátil, como é o caso do tradicional Little Black Dress (vestido preto) ou de um macacão. Durante o dia, use-o com um casaco de malha ou colete e acessórios mais clássicos ou casuais.

Look Dia para a Noite

Para um look de noite mais sofisticado, troque os sapatos e a mala, substituindo-a por uma clutch e uns sapatos de salto médio (ou sabrinas e sandálias rasas), e use acessórios mais vistosos (maxi-colar, lenço, pulseiras, cinto/faixa ou anel), de forma a mudar de visual, de forma rápida e sem grande esforço.

Look Dia para a Noite 2

2. Cocktail

Habitualmente, os cocktails decorrem no final do dia, entre as 19h00 e as 21h00. Quer se trate da inauguração de uma exposição, da apresentação de um produto ou de um evento de empresa é sempre um bom pretexto para sair e conviver.

Neste caso, pode recorrer ao tradicional vestido preto ou optar por modelos mais coloridos, por altura do joelho, em materiais mais nobres, como as rendas, os drapeados, os plissados, os bordados, as sedas e os acetinados.

Opte por um look monocromático se pretender alongar a sua silhueta, sobretudo se for mais baixa ou gordinha (prefira os tons mais escuros e neutros).

cocktail 4

O Look Preto&Branco e Azul-Marinho&Creme são combinações clássicas, que ficam sempre bem, sendo uma aposta segura.

Cocktail 3

Cocktail 5

Use vestidos com as partes mais claras, aplicações ou brilhos nas zonas do corpo que pretende evidenciar, desviando, assim, a atenção das áreas que pretende disfarçar.

As cores mais claras e vivas são ideais para um visual Primavera-Verão, sobretudo com sapatos ou sandálias douradas ou prateadas. Como acessórios, aposte numa bolsa de mão pequena (de preferência com alças para ficar com as mãos livres), pulseira bracelete, maxi-colar ou anel de pedra grande. Escolha peças confortáveis e fluídas, que não prendam os movimentos, mas que sejam elegantes.

Cocktail

As mulheres mais magras podem optar por modelos mais ajustados ao corpo, enquanto que as mais cheinhas ou com a anca mais larga devem escolher modelos com saias em evasé, e manga curta ou a ¾, que suavizam as curvas do corpo. Os drapeados também são uma excelente sugestão para disfarçar as gordurinhas.

O look branco total é uma opção muito distinta para as noites mais quentes de Verão e eventos junto à praia ou à piscina, destacando o seu tom de pele bronzeado.

Festa Verão

3. Casamento

A maior parte dos noivos prefere casar no Verão, pelo que é habitual ter muitos convites nesta altura do ano. Um vestido de cocktail é o mais adequado para esta ocasião. Nos casamentos, o look integral preto ou branco deve ficar excluído. Prefira cores mais alegres, como o rosa, o verde, o azul, o cinzento, o amarelo, entre outras.

casamento 2

Uma das tendências deste ano são os tons pastel e os padrões florais. Para um look mais chique e sofisticado, aposte também em cortes assimétricos, drapeados e rendas, bem como em materiais como a seda e o chiffon.

casamento 1

Os vestidos fluídos são mais adequados para casamentos informais, devendo optar por um comprimento pelo joelho ou abaixo deste. Complemente com uma clutch e uns sapatos de salto médio, umas sandálias ou umas sabrinas bicudas. Os sapatos metalizados ou em tons nude ajudam a alongar as pernas e combinam com tudo, sendo por isso são bastante versáteis.

Casamento 5

Use vestidos compridos apenas em cerimónias a partir das 20h00. Os tons mais escuros (por exemplo, azul-escuro, verde-escuro, beringela e vinho) e com brilhos também são mais indicados para eventos no final do dia.

casamento 3

Casamento 4

As echarpes, os blazers, os boleros ou os casacos de malha de seda são opções ideais para cobrir os ombros. Num casamento formal, use collants cor da pele, sapatos fechados e, se preferir, um chapéu.

4. Saída à Noite, Jantar Especial ou Gala

Para uma saída à noite ou um jantar especial, opte por vestidos em materiais nobres, com aplicações ou detalhes mais sofisticados.

Saída à Noite 6

Os modelos em tons metalizados, a imitar pele, com franjas, rendas ou brilhos são boas apostas para um look mais trendy, jovem e ousado.

Saída à Noite 2

Saída à Noite

Surpreenda todos num vestido vermelho, se não tiver receio de assumir o seu lado mais sexy, poderoso e confiante.

Saída à Noite 3

Se o dress code for Black Tie, pode usar um vestido pelo joelho, num tom escuro ou em cores mais luxuosas, como o vermelho, verde-esmeralda, azul-pavão ou ametista, ou um modelo comprido, no caso de ser uma gala.

 Saída à Noite 4

Os detalhes devem ser vistosos, tais como bordados, drapeados, brilhos, transparências e decotes. Como acessórios, invista numa clutch, jóias (por exemplo, uns brincos pendentes ou um colar chamativo) e num sapatos clássicos.

Saída à Noite 5

Preparada para arrasar e brilhar na próxima festa?

Fotos: ASOS Maternity

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image & Communication Consulting

www.instyleland.com

www.facebook.com/InStyleland