Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

11 de Setembro de 2014

Uma experiência científica divertida

Basta um recipiente de vidro, mais uma garrafa de óleo, água da torneira e um pouco de sal de cozinha. E ainda corante alimentar, se o tiverem ali à mão. Se não o tiverem, também se pode dispensar. Esta é uma experiência científica que irá levantar muitas perguntas, esperamos nós, porque é afinal o que os pequenos e os grandes cientistas fazem. Num frasco ou num copo alto de vidro colocamos água, que ocupe uma boa parte do volume, e se tivermos corante alimentar podemos colorir na cor desejada. Deitamos um pouco de óleo, até chegar quase acima, e esperamos uns 5 ou 10 minutos que estabilize. Deitamos agora pitadas, ou mesmo colheradas pequeninas de sal de cozinha, e formam-se umas curiosas bolhas que sobem do fundo e que fazem lembrar “lâmpadas de lava”. A explicação deste fenómeno segue mais abaixo, mas as próprias crianças poderão formular sozinhas algumas hipóteses. Quem sabe se não será este o primeiro passo para um futuro Nobel? Para já, o melhor é divertirem-se enquanto aprendem.

Para uma experiência de resultado semelhante mas com um material diferente, que já por cá fizemos também, podem espreitar aqui.

quarto_das_brincadeiras_experiencia_quimica1_b6526b71c053aece9a9c9c8018416cfa

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos

Informação adicional: 

Material necessário

*Um frasco ou outro recipiente de vidro

*Água da torneira

*Óleo de cozinha

*Sal de cozinha

*Corante alimentar (facultativo)

 

O que acontece?

Numa primeira fase, o óleo de cozinha irá subir para a parte de cima sem se misturar com a água. Isto acontece porque a água e o óleo são dois materiais imiscíveis, ou seja, que não se misturam. A força de atracção que as moléculas que compõem o óleo exercem entre si, tal como no óleo, é superior à atracção entre estes dois materiais (ler aqui, em inglês).

Por outro lado, como o óleo de cozinha é menos denso do que a água, pois tem menos moléculas, acaba por flutuar sobre aquela. Quando se deita sal, como este é mais denso do que a água arrasta algum óleo até ao fundo do frasco, que se eleva rapidamente sob a forma de bolhas quando os grãos de sal se dissolvem.

quarto-das-brincadeiras-logotipo

Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.