Atualidade

2 de Abril de 2014

"Uma criança com auto-estima é um adulto feliz"

“A infância não se repete, fica para sempre” é o lema da campanha que vai para a rua, esta quarta-feira, e que pretende despertar consciências para a negligência e maus-tratos de crianças.

A campanha pretende passar uma mensagem positiva para que qualquer pai ou mãe se possa identificar com problemas que coabitam em muitas casas portuguesas, explica Inês Poeiras, da Associação Caminhos da Infância.

“Nós somos todos normalíssimos, todos fazemos erros, mas estamos todos aqui para sermos pais melhores. A campanha é desenvolvida pela Associação Caminhos da Infância, que foi criada em Julho de 2012, por leigos jesuítas. O objectivo desta campanha é a promoção e protecção da infância e é destinada aos pais.”

A acção “A infância não se repete, fica para sempre” conta também com apoio da investigação científica. Manuela Calheiros, professora e investigadora do ISCTE, diz que o problema da negligência e maus-tratos é cada vez mais real.

“A negligência é aquilo que costumo designar como o cancro da parentalidade. Tem repercussões muito negativas nas crianças, talvez muito mais do que os maus-tratos, e permanecem ao longo da vida das pessoas que foram negligenciadas. Além disso, a negligência passa imenso de geração para geração”, sublinha Manuela Calheiros.

A campanha, inserida no mês internacional da prevenção do mau trato na infância, vai para a rua esta quarta-feira com cartazes de três figuras públicas que reproduzem nos dias de hoje uma fotografia tirada na infância.

A apresentadora de televisão Leonor Poeiras é uma das pessoas que veste a camisola desta campanha.

“Muitas pessoas assim que virem isto na rua vão achar que não é para elas. Muitas vezes associa-se negligência ou maus-tratos a alguma coisa física e visível e muitas vezes não é. Deixar uma criança uma manhã inteira, meses a fio, a ver televisão é negligência, não é, e isso todos fazemos. Ter filhos dá trabalho. Uma criança que nasça com auto-estima é um adulto feliz”, sublinha Leonor Poeiras que, juntamente com os actores Pedro Teixeira e Carla Galvão, dá a cara pela campanha.

Fonte: Rádio Renascença