Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

6 de Abril de 2015

Uma “app” que ensina os miúdos a programar

quarto das brincadeiras app

A descoberta vai-se fazendo devagar, ao ritmo das muitas experiências que o ScratchJr permite. Concebida de propósito para os mais jovens (dos 5 aos 7 anos) poderem também eles aprender as bases da programação informática enquanto se divertem, esta “app” gratuita, disponível para iPad e Android, é igualmente interessante e cheia de possibilidades para os mais crescidos.

Tudo se passa com o objectivo de contar uma pequena história animada. Os mais pequenos podem escolher cenários e personagens entre as muitas opções disponíveis e com as cores que quiserem, mas também precisam de criar as sequências de instruções para os seus bonecos cumprirem. No fundo, é assim que vão criando a narrativa que eles inventarem. Podem gravar falas para os bonecos dizerem ou então escrever legendas, obrigar o herói da história a desaparecer subitamente e 1001 outros truques, enquanto experimentam os botões disponíveis. É verdade que as explicações estão em inglês e no início pode ser difícil perceber tudo a cem por cento, mas na parte de ajuda está disponível um pequeno vídeo muito útil, apenas com imagens, que explica muito bem todos os passos necessários. E depois disso, é hora da diversão com o ScratchJr. Em doses moderadas como convém a tudo o que envolva ecrãs e idades muito jovens, mas sem dúvida uma experiência a fazer. Tanto para os mais novos como para os adultos.

Preço:  Gratuito

Idades:  6-8 anos, 9-12 anos, Mais de 12 anos

Informação adicional: 

Por que foi criado o ScratchJr?

O ScratchJr inspira-se no Scratch, uma conhecida linguagem de programação desenvolvida para miúdos com mais de 8 anos e que é ensinada por todo o mundo, por exemplo no CoderDojo Lx, no qual já falámos.

Quanto ao ScratchJr, os autores desta nova “app” explicam que a linguagem de programação e a forma de utilizar foram redesenhadas para crianças mais novas, de acordo com o seu desenvolvimento cognitivo, pessoal, social e emocional.

O objectivo é tornar a programação informática acessível para todos, tal como hoje já acontece com a escrita.

Quem são os autores?

O ScratchJr nasceu de uma colaboração entre alguns departamentos da universidade norte-americana Tufts University, o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e a Playful Invention Company.

Sítio:  ScratchJr

Fonte: Quarto das Brincadeiras