Espaço Família | Como Cresceram

Vida ao Ar Livre

24 de Março de 2014

Um piquenique para brindar à Primavera

quarto_das_brincadeiras_piquenique

Um kit piquenique, o pedaço de relva ideal e uma banda sonora de passarinhos. Está encontrado o cenário perfeito para um brinde à Primavera e ao Verão, aos dias compridos, à vida. Se nunca experimentaram… pode ser já hoje, sugere a Sónia Morais Santos, autora do blogue Cocó na Fralda.

Uma toalha aos quadradinhos. Pratos e copos de plástico duro, talheres de inox pequeninos, guardanapos. Bolo, sanduíches com tomate, queijo, fruta. Às vezes, uma salada acabada de preparar.

Assim que o sol começa a dar um ar da sua graça e o céu ganha aquele azul turquesa dos desenhos das crianças, pegamos no nosso kit piquenique (sim, temos um kit a sério, que a minha mãe nos ofereceu), fazemos a trouxa, metemo-la às costas e vamos, nas nossas bicicletas, à procura do pedacinho de relva ideal. Tem de ser plano, com sombra mas também um pouco de sol, e onde caibamos todos – somos cinco. Não pode estar molhado, de rega ou chuva recentes, e convém que não tenha cocós de cães (é uma pena que os donos dos animais se esqueçam que não vivem sozinhos no planeta, não é?). Não é fácil, feitas as contas, encontrar um pedacinho de relva ideal. Mas a procura também faz parte do prazer. Parecemos farejadores, em busca do spot perfeito para nos aninharmos. Quase como se esquadrinhássemos a terra para nos dedicarmos a um culto.

Descoberto o local, estendemos a toalha, espalhamos as loiças (que, na verdade, são plásticos), os talheres, e está pronto o repasto ao ar livre. E é tão bom. Até a Madalena, menos amiga de comer, vê o apetite aumentado por este cerimonial com banda sonora de passarinhos.

Depois do almoço, ou lanche, estendemo-nos, de barriga para cima. Descobrimos elefantes, monstros e princesas nas nuvens brancas que passam, jogamos às palavras (cada um tem de dizer uma palavra relacionada com a anterior), os rapazes acabam a brincar às lutas (aaaah, a testosterona…), ela fica a apanhar flores e a oferecê-las à mãe, com o olhar mais dengoso que consegue, nós os dois podemos enfim respirar depois de meses enfiados com eles em casa enquanto a chuva batia nas vidraças. Um piquenique é um brinde à Primavera e ao Verão, aos dias compridos, à vida. Se nunca experimentaram… pode ser já hoje.

[Este texto foi escrito pela Sónia Morais Santos, autora do blogue Cocó na Fralda, e faz parte de uma série de ideias que outras mães e pais vão deixar por aqui uma vez por outra.]

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos, Mais de 12 anos

Informação adicional: 

[Sobre a autora]

Chamo-me Sónia, sou jornalista, blogger (odeio esta designação, mas parece que não há outra), mulher do Ricardo, o melhor marido do Planeta, e mãe do Manel, do Martim e da Madalena, uns filhos bestiais (os melhores do universo, claro está).

quarto-das-brincadeiras-logotipo