Atualidade

7 de Abril de 2015

Um livro ilustrado português entre os 100 melhores de sempre

Segundo o especialista Martin Salisbury, há um título português entre os 100 “grandes livros ilustrados para crianças”: ‘Praia Mar’, de Bernardo Carvalho, editado pela Planeta Tangerina.

Os títulos foram escolhidos pelo colecionador Martin Salisbury, que é professor de ilustração na Cambridge School of Art, no Reino Unido, e que publicou agora o livro 100 Great Children’s Picture Book onde faz uma seleção dos melhores livros ilustrados para crianças publicados entre 1922 e 2011. Segundo explicou o autor The Guardian esta é uma lista subjetiva, e inclui títulos tão diferentes como Goggles, de Ezra Jack Keats (Nova Iorque, 1969) ou Kem Byt? (título em russo que se poderá traduzir por: O que é que vou ser?) de Vladimir Mayakovksy e ilustrações de Nisson Abramovich Shifrin (1931).

Um dos 100 livros elencados é português: Praia Mar, de Bernardo Carvalho, editado em 2011, é um livro só com imagens. Segundo Martin Salisbury, “a editora portuguesa Planeta Tangerina é uma das mais inovadoras que surgiu nos últimos anos. Os seus livros são conhecidos em todo o mundo. Praia Mar começou por ser uma edição de autor, para a família e os amigos, com uma introdução de Carvalho explicando a sua relação com a praia e o mar.”

Fonte: Diário de Notícias 

Ilustração de Bernardo Carvalho para ‘Praia Mar’Fotografia | © Direitos reservados