Espaço Família | O nosso 1º Filho

Atividades

24 de Março de 2014

Três ideias para divertir um bebé

Lengalengas dos tempos dos avós, ginástica especial para segurarem bem a cabeça e um jogo para aprenderem o que é isso da permanência. Hoje, no Quarto das Brincadeiras o dia é dos bebés.

Bichinha Gata

Os mais pequeninos adoram simples jogos de rimas e de entoações. “Bichinha Gata” é uma lengalenga boa para dizer a um bebé, mesmo que tenha ainda poucos meses, e será ainda mais engraçada se a dissermos baixinho, acompanhada de festinhas e de cócegas. Para quem não se lembra, aqui fica o texto: “Bichinha gata / Que comeste tu? / Sopinhas de leite / Onde as guardaste? / Debaixo da arca / Com que as tapaste? / Com o rabo da gata! / Sape sape sape sape sape sape!”

Baloucinho

E por falar em lengalengas, algumas são ideais para acompanhar uma pequena ginástica. Com o bebé deitado de barriga para cima, seguram-se as mãos e levanta-se devagarinho até ficar sentado, ou mesmo de pé.  Depois, ainda com as mãos bem seguras, volta-se a deitar devagarinho para trás, volta-se a levantar e vai-se repetindo. Mesmo só com 3 ou 4 meses acabados de fazer, esta ginástica é excelente para eles aprenderem a segurar a cabeça bem firme ou fazerem mais força nas pernas. E podemos cantar: “Tão badalão / Cabeça de cão / Orelhas de gato / Não tem coração”.

Cucu!

Uma fraldinha de pano, um bebé bem disposto e está tudo pronto para a brincadeira. Tapa a cara do bebé com a fralda e destapa, “cucu!”, volta ao início e volta a destapar, “cucu!”, todas as vezes necessárias enquanto ele estiver a adorar. Podem também fazer-se caretas, diferentes entoações, um ar de espanto. É assim que os mais pequeninos se começam a aperceber do conceito de permanência. Quando deixam de ver quem está com eles a brincar, porque estão tapados pela fralda, os bebés não sabem que a pessoa ainda continua lá. Mas será só por momentos. Retirada a fralda, tudo volta a ser igual.

Idades:  0-2 anos

quarto-das-brincadeiras-logotipo