Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

22 de Maio de 2013

Transtorno de adição à Internet

Hoje fiquei a saber qual o motivo para o interesse acentuado do B. em relação à velocidade da internet cá de casa… o jogo que habitualmente joga com os amigos online! Tenho receio que  se torne numa dependência… estarei a exagerar?

Quando nos viciamos num determinado comportamento para conseguir viver normalmente e sentirmos conforto, estamos perante um caso de dependência psicológica. A utilização compulsiva da Internet deve ser considerada uma adicção psicológica (ou comportamental) quando o seu uso contribui para uma forte interferência na vida quotidiana e perda de interesse por outras atividades fundamentais a um equilíbrio saudável.

É cada vez mais evidente a elevada dependência que muitos jovens à Internet, revelando uma fixação por estar conectado à rede. Embora o abatimento físico, mental e social de alguém dependente da Internet não seja tão visível como acontece, por exemplo, com a dependência a drogas, ela consolida um problema sério que requer uma solução adequada.

Para saber se os seus filhos sofrem desta desordem de comportamento, verifique se já observou um ou mais sintomas dos abaixo descritos. Caso se verifiquem a maioria destes sintomas, é aconselhável pedir ajuda especializada.

1.    Preocupação constante com a Internet. Pensamento fixo sobre estar ligado à rede a maior parte do tempo.
2.    Necessidade de usar a Internet durante cada vez mais tempo para obter a mesma satisfação que obtinha antes com períodos mais curtos.
3.    Tentativas frustradas para conseguir controlar, reduzir ou de utilizar a Internet sem o conseguir.
4.    Sentimento de ansiedade, mau-humor, depressão ou irritabilidade quando tenta reduzir ou parar o tempo de utilização da Internet.
5.    Incapacidade de gerir o tempo que fica ligado à rede, sendo este normalmente superior ao que tinha planeado inicialmente.
6.    Interferência do uso excessivo da Internet nos seus relacionamentos familiares, na escola, nos lazeres e na vida social.
7.    Utilização da mentira para camuflar o tempo que passa online
8.    Utilização da Internet como forma fugir ou ocultar algum tipo de mal-estar, por exemplo, impotência, culpa, ansiedade, depressão, etc.

 

Nuno Moreira

Coordenador do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Segurança Online

logo_internet_segura