Espaço Família | Estamos Grávidos

Preparação para o parto

11 de Março de 2015

Trabalho de parto

ARTIGO-TRABALHO-PARTO-WEBSITE

No passado dia 7 de março a Prof. Dr. Patrícia Sancho, enfermeira especialista em Saúde materna apresentou o tema referente ao trabalho de parto.

Esta temática é de extremo interesse no sentido em que o momento do parto despoleta sempre ansiedades mitos medos na mulher grávida e casal, assim e com intuito de os desmistificar foi explicado como se inicia e decorre todo o trabalho de parto e a importância das contracções no desenvolvimento do mesmo.

As contracções são necessárias e importantes assumindo o papel de “motor” num trabalho de parto. As mesmas deverão assumir um carácter regular, não cedendo nem ao repouso nem à hidratação. Ocorre um aumento de a intensidade e regularidade. Na suspeita de trabalho de parto os pais devem deslocar-se à Maternidade onde pretendem que o seu bebe nasça. Serão devidamente observados e avaliados pela Equipa de Obstetrícia de Serviço.

As alterações corporais sentidas aquando do trabalho de parto foram outro ponto abordado. As contracções efectivas de trabalho de parto provocam alterações no colo do útero, o mesmo inicia o “apagamento” e a “dilatação”. Desta forma os casais presentes ficaram mais capacitados e com maior entendimento para o momento do nascimento.

Foi também apresentada uma panorâmica da gravidez no sentido de alertar e capacitar os pais a identificar o inicio de trabalho de parto prematuro, pois o Algarve é uma região com incidência elevada de ameaças de parto pré termo.

logotipo_ervilhitas

Prof. Dra. Patrícia Sancho

Enf. Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia