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Saúde

21 de Janeiro de 2015

Terapia Ocupacional Pediátrica

O que faz um Terapeuta Ocupacional? Porque é que o meu filho precisa do acompanhamento do Terapeuta Ocupacional? Quando devo encaminhar uma criança para avaliação em Terapia Ocupacional? Estas são algumas perguntas com que nos deparamos (terapeutas ocupacionais) no nosso dia-a-dia…

O Terapeuta Ocupacional na área pediátrica trabalha com crianças, adolescentes e as suas famílias. Este intervém no sentido de descobrir e maximizar o potencial de cada criança e adolescente para que possa ser independente nas suas actividades diárias em casa, escola, ou comunidade, tal como o brincar, nos autocuidados, escrita, alimentação, entre outras.

O Terapeuta Ocupacional avalia as actividades que a criança não consegue ou tem dificuldades em realizar (ex. escola – escrever, chutar, saltar à corda, autocuidados – vestir/despir, abotoar, fazer o laço dos sapatos, lavar os dentes,…). Simultaneamente analisa quais as estruturas e/ou funções que estão a limitar o desempenho da criança (ex. dificuldades de coordenação motora, motricidade fina, atenção, processamento sensorial, ….). Depois da avaliação realizada procede à construção de um plano de intervenção adequado e verdadeiramente personalizado.

A intervenção do Terapeuta Ocupacional assenta no desenvolvimento das competências motoras, cognitivo-percetivas e sensoriais em défice (ex. equilíbrio, integração dos reflexos, organização espacial, coordenação visuo-motora) através de jogos/ actividades terapêuticas e no treino do desempenho das várias actividades em que existem dificuldades de execução (ex. vestir/despir, utilização dos utensílios na alimentação, escrita,…). Simultaneamente, a abordagem do Terapeuta Ocupacional poderá incluir mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem realização das actividades (ex. talheres com cabos engrossados, engrossador de lápis, colocação dos objetos na linha média, nível de ruído,…) e aconselhamento de pais e professores (ex. adaptações na forma como são dadas instruções, utilizar estratégias como dividir a tarefa em passos simples, introduzir pistas/lembretes, …).

Assim, na sua intervenção, o Terapeuta Ocupacional utiliza diversas abordagens como por exemplo a abordagem sensório-motora (TND, Integração Sensorial), psicomotora, adaptativa,…. 

Quando devo encaminhar uma criança para avaliação em Terapia Ocupacional?

Existem algumas dificuldades que a criança pode vivenciar e que poderão indicar que a mesma beneficiaria do acompanhamento da Terapia Ocupacional. Em seguida deixamos algumas perguntas que poderá responder de forma a perceber se uma avaliação seria indicada para o seu filho/aluno.

Diapositivo1

 

O seu filho/aluno…

  1. Parece desajeito ou descoordenado nos seus movimentos?
  2. Tem dificuldade em ter novas ideias para brincar ou em saber como brincar com os brinquedos? Parece não gostar de brincar?
  3. Cai mais frequentemente que as outras crianças, tem tendência a tropeçar e a bater nas coisas?
  4. Parece ter problemas em focar os olhos em objetos em movimento?
  5. Não consegue manter-se sentado direito na cadeira?
  6. Confunde esquerda/direita ou as noções cima/baixo?
  7. Vira/roda todo o corpo para conseguir alcançar um objecto?
  8. Demonstra uma preensão imatura? Tem dificuldades em pegar no lápis?
  9. Faz muita ou pouca pressão do lápis no papel?
  10. Tem dificuldades em cortar? Tem dificuldade em cortar por cima das linhas ou colar imagens no local correto?
  11. Tem uma escrita desorganizada? Tem dificuldade no espaçamento das letras, respeitar as margens,..?
  12. Tem uma escrita ilegível?
  13. Tem dificuldades em pintar dentro dos contornos?
  14. Parece extremamente sensível ao som? Os barulhos de pessoas e objetos distraem-no de tal forma que que não consegue terminar as tarefas?
  15. Tem dificuldade em montar puzzles ou fazer construção de blocos?
  16. Tem dificuldades em vestir-se, lavar as mãos, utilizar o garfo e faca em simultâneo?
  17. Não consegue abotoar botões das camisolas, abrir camisolas com fechos e/ou fazer o laço no sapato?
  18. Está sempre desatento, não se mantem sentado, procura todo o tipo de objetos?
  19. Tem dificuldade em realizar movimentos de forma fluida e ritmada ?
  20. Tem dificuldade em tarefas como atirar uma bola, correr, saltar, trepar?

 

Se respondeu sim a uma ou mais questões não hesite em colocar as suas dúvidas para to-margarida-sabino@faleconnosco-saude.pt!

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