Atualidade

24 de Março de 2015

Tabaco e gravidez? Tire as dúvidas com estas imagens 4D

Estudo de investigadora britânica revela os efeitos dolorosos que o tabaco tem nos fetos. O estudo acompanhou 20 mulheres grávidas.

Há muito que se conhecem os efeitos nocivos do tabaco e há muito que se apela às mulheres grávidas que não fumem. Mas uma investigadora britânica divulgou agora imagens de ecografias feitas em 4D, que revelam os efeitos dolorosos que o tabaco tem nos fetos.

Nas imagens de cima, pode ver-se o aspeto de um bebé saudável. Nas de baixo, vê-se um bebé cuja mãe fuma.

O estudo, liderado pela investigadora Nadja Reissland, da Universidade de Durham, demonstra que os bebés das mães que fumam mexem mais as bocas e tocam-se significativamente mais do que os outros. Com o progresso da gravidez, a diferença de gestos ficou mais acentuada.

Os investigadores concluíram ainda que os bebés de mães fumadoras poderão sofrer de atrasos no desenvolvimento do sistema central nervoso.

Neste estudo inicial, só 20 mães foram envolvidas, quatro das quais fumavam uma média de 14 cigarros por dia. A equipa de investigadores espera poder dar continuidade ao estudo com uma amostra de maior dimensão.

Fonte | Dinheiro Vivo