Espaço Família | Somos Avós

Bem Estar

25 de Julho de 2014

Seis ideias para mimar os avós no dia deles

Eles são especiais. Tão especiais que nem temos palavras para lhes agradecer o que fazem por nós e pelos nossos rebentos. Na verdade, eles não esperam que o façamos, porque para eles, ser avós é, muito provavelmente a melhor coisa do mundo. Amanhã, Dia dos Avós, é justo que sejam os netos a mimá-los. Aqui ficam algumas sugestões para um dia diferente e inesquecível.

Fazer uma árvore genealógica

Quem melhor do que se avós para saber todos os nomes dos bisavós e trisavós e tios e tias e primos de quem já ninguém se lembra. Vamos sentar-nos com eles e aprender tudo sobre a família, recuando o mais atrás possível. Pelo meio, haverá certamente muitas histórias divertidas que eles adorarão recordar e que os netos gostarão muito de ouvir e, quem sabe, daqui a muitos anos, contar aos seus próprios netos.

Ver Lisboa do lado de lá

E que tal um passeio de barco até à outra banda?  Um passeio num cacilheiro é sempre uma aventura e a travessia é curta, mas o Tejo é bom para contar histórias e Lisboa está cheia delas. No regresso, vale a pena passear um pouco pela Ribeira das Naus que, depois das obras recentes, está mais bonita do que nunca. Aqui têm todas as informações práticas.

2

Um entrevista filmada

Também não há avô ou avó que resistam. Os pais emprestam a máquina de filmar ou mesmo o telemóvel, e os mais novos transforma-se em entrevistadores profissionais. Vale perguntar tudo o que vier à cabeça, desde coisas de quando eles eram pequeninos, até àqueles segredos que nunca contaram a ninguém. No fim, será muito divertido verem as imagens todos juntos.

Bolachinhas divertidas

E se, para variar, forem os netos a oferecer um petisco aos avós? Esta sugestão exige a ajuda dos pais, mas no final vai valer a pena o trabalho. Há muitas receitas de bolachas, mas nós propomos estas, que são diferentes e que vão convencer até a mais exigente das avós (afinal, elas são especialistas, como todos sabemos). Aqui está a receita.

quarto_das_brincadeiras_bolachas_enroladas

Passear pela Feira da Ladra

Já que é sábado, porque não um passeio matinal até ao Campo de Santa Clara, onde se faz a Feira da Ladra? Pode ser até que descubram por lá um presente especial para os avós, como este carrinho dos anos 40 pelo qual nós nos apaixonámos quando lá fomos.

Andar de barco no jardim do Campo Grande

O jardim do Campo Grande, esquecido durante tanto tempo, está mais bonito do que nunca. Que tal levarem lá os avós e prepararem um passeio de barco? Se calhar, há muitos anos, foi ali que eles namoraram, no tempo em que o jardim estava na moda e era um dos mais frequentados de Lisboa. Ora espreitem aqui.

3

quarto-das-brincadeiras-logotipo