Espaço Família | Estamos Grávidos

Segurança Infantil

2 de Abril de 2014

Segurança Infantil no Automóvel – Conselhos de Segurança CYBEX

Uma cadeira infantil é o equipamento indicado para viajar de forma segura dentro do automóvel, mesmo nas distâncias mais curtas.

Uma criança deverá viajar numa cadeira de segurança até aos 12 anos de idade ou até atingir a altura 1,35m. Segundo a norma ECE-Standard 44 estão definidos 5 Grupos divididos por categoria de peso. Por norma uma criança que ultrapasse a altura ou o peso referente a certo Grupo deverá mudar para o seguinte. Porém não se deverá nunca precipitar a mudança de Grupo, uma cadeira que não esteja de acordo com o tamanho da criança não a protege devidamente e é quase o equivalente a não utilizar um sistema de retenção. Apesar de se usar bastante como referência a idade das crianças esta não é um critério em ter em conta, mas sim uma referência a ter em consideração, uma vez que se baseiam nos percentis de crescimento de uma criança. Por este motivo as categorias de peso sobrepõem-se entre si, permitindo uma certa flexibilidade dentro dos grupos, de forma a evitar que as crianças não mudem de grupo antes ou depois do que devem.

Caminos3

Alguns sistemas de retenção para crianças abrangem vários grupos. Estes têm a capacidade de se transformar num grupo superior, permitindo-lhes crescer com a criança. As combinações mais comuns são entre os Grupos 0 + e 1, e os Grupos 1 /2 / 3.

teaser-carseats-groups

Viaje com o seu bebé no sentido contrário à marcha o máximo de tempo possível

A norma europeia ECE-R 44 estabelece que uma cadeira de segurança, deverá ser transportada no sentido contrário à marcha até que a criança pese entre 10kg – 13kg. Nesta idade, a cabeça da criança é ainda demasiado pesada em comparação com o resto do corpo. E por esta razão dever-se-á transportar a criança no Grupo 0+ ou “ovinho” o máximo de tempo possível, mesmo que as suas pernas toquem e alcancem o assento do automóvel. Uma criança ao viajar precocemente no sentido da marcha poderá sofrer lesões graves ou mesmo a morte em caso de acidente.

Uma criança pode viajar num Grupo 0+ até atingir o peso de 13kg ou até a cabeça atingir o limite superior da cadeira.

MUITO IMPORTANTE! NUNCA USE UMA CADEIRA NO ASSENTO DIANTEIRO SEM DESLIGAR O AIRBAG.

557979405 (1)

As cadeiras infantis não deverão ser utilizadas no assento dianteiro do automóvel quando o airbag se encontra ativo. Alguns fabricantes não permitem que se use a cadeira no assento dianteiro em nenhum momento. E a razão para tal é o risco, não tão provável, mas possível, de ferimentos devido aos airbags laterais.

O LUGAR MAIS SEGURO DENTRO DO AUTOMÓVEL

Para as crianças, o lugar mais seguro dentro do automóvel é no assento traseiro e preferencialmente no meio. Desta forma a criança encontra-se o mais afastada de ambos os lados do automóvel ficando assim mais protegido em caso de acidente. A instalação da cadeira deverá ser sempre verificada, assim como o cinto de segurança e se for o caso, os fixadores Isofix. A maioria dos cintos que se encontram no assento do meio – cintos pélvicos – não permitem uma instalação segura. Desta maneira é conveniente utilizar um dos lugares traseiros que possua um cinto de 3 pontos. Nestes casos e tendo em conta que a maioria dos assentos do meio não possui este tipo de cintos e também pelo pouco cómodo que pode ser o instalar uma cadeira nessa posição, o lugar mais seguro e prático para transportar as crianças é no assento traseiro atrás do copiloto.

cybex