Mães e Pais na 1ª Pessoa

Olga Reis 

O Rei vai Nú

Se… Não falo bem

A forma como a criança fala é uma preocupação frequente dos pais. As crianças desenvolvem a linguagem a ritmos diferentes e muitas variações são normais. Contudo, é importante conhecer os sinais que devem ser motivo de preocupação.

09.01.2014 - A

A Linguagem da criança pequena

Aos 2 anos

Usa mais de 50 palavras
Tenta frases simples “Papá não há”
Aponta para objectos ou imagens
Segue instruções

Aos 3 anos
Usa frases de 3-4 palavras
Conta histórias e faz perguntas
Percebe-se parte do que diz
Segue 2 instruções

Aos 4 anos
Usa frases de 4-5 palavras
Faz perguntas (quem, o quê, quando)
Fala claramente (a maior parte das pessoas percebe)

Aos 5 anos
Usa frases correctas de 6 palavras
Fala claramente (todos percebem)
Segue um conjunto de instruções

Se a criança pronuncia mal alguns sons
Quando a criança aprende a falar, alguns sons aparecem mais cedo, outros mais tarde.
Os sons r e l surgem entre os 2 e os 5 anos.
Os sons s e z aparecem por volta dos 2 anos, mas podem ser deformados até aos 5/6 anos.
Os sons ch e j aparecem pelos 3 anos e meio, mas podem ser aprendidos apenas aos 7.
Muitas crianças substituem o som ch por s e o som j por z.
Repita as palavras da forma correcta, enfatizando o som (“LLLLLua”). Não force a criança a repetir.
Valorize mais o que a criança diz do que a forma como diz.
Se a criança está a aprender devagar
Converse: Dê nomes aos objectos, ao que está a fazer (“Agora vamos pôr creme na barriga”) e ao que a criança faz. Use palavras simples e frases curtas.

Ouça: Respeite e encoraje a criança a falar ouvindo. Dê tempo à criança, não tente adivinhar o que ela quer. Se não percebe bem o que a criança diz, pergunte ou peça-lhe que mostre. Enriqueça o que a criança está a dizer acrescentando detalhes (“Sim, é o cão da avó. O cão está a comer.”).

Faça perguntas: Coloque perguntas simples (“O que queres comer?”).

Cante canções e diga lenga-lengas: É uma forma divertida de aprender.

Conte histórias todos os dias: A criança ouve e aprende vocabulário variado.

Não critique: Quando a criança não fala correctamente, não critique. Em vez disso, mostre de forma amigável a forma correcta de dizer repetindo “Sim, a Maria trouxe um jogo”.
Se a criança gagueja
A criança pequena pode gaguejar porque pensa mais depressa do que consegue falar, ainda não sabe dizer muito bem uma palavra ou não sabe de todo qual a palavra que quer usar. Quando está muito excitada, perturbada ou quando a apressam pode ser mais evidente.
Não critique se a criança gagueja
Não apresse a criança
Tenha paciência e encoraje a criança
Se persistir, fale com o médico

Procure um profissional de saúde se:
Tem dúvidas quando à audição da criança
Aos 24 meses, não diz pelo menos 15 palavras, não combina 2 palavras numa frase, não imita sons ou palavras. Comunica só por gestos. Não segue instruções simples.
Aos 3 anos, as outras pessoas não percebem o que diz. Não constrói frases simples. Não tenta comunicar de outras formas, como balbuciar, fazer gestos, apontar. Não percebe instruções simples. Não se interessa por outras crianças.
Aos 4 anos, não responde a pessoas fora da família, não usa frases com mais de 3 palavras.
Aos 5 anos, não segue 2 instruções (“Põe o livro em cima da mesa e o carrinho debaixo da cadeira”), não diz o nome completo, não conversa, não usa o plural.

 

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