Espaço Família | Como Cresceram
Saúde
“Sarampo, sarampelo 7 vezes vai ao pêlo”
O Sarampo é uma doença causada por um virus. Caracteriza-se por febre, tosse, conjuntivite (inflamação dos olhos), fotofobia (hipersensibilidade à luz), congestão nasal e exantema máculo papular (“borbulhas”). É prevenível pela vacinação (vacina VASPR). O último caso, em Portugal, foi declarado em 2002 e, após esse ano, apenas dois casos de sarampo foram registados em Portugal, ambos em pessoas oriundas de outros países.
Mas a sabedoria popular não sabia distinguir o sarampo das outras doenças que também se manifestavam com manchas ou borbulhas vermelhas no corpo, logo julgavam que todas as doenças que assim se manifestavam, correspondiam a sarampo. Na realidade, correspondem às chamadas doenças exantemáticas por causarem exantema ou erupção cutânea.
As doenças exantemáticas das crianças são várias. O aspecto das “borbulhas”, a sua distribuição e sintomas acompanhantes permitem, na maioria das vezes, ao médico, fazer o diagnóstico. Pela sua frequência destacam-se:
VARICELA
Exantema vesicular (“borbulhas com líquido transparente”), muito pruriginoso (dá muita comichão). As lesões evoluem rapidamente de pápulas para vesículas e crostas, encontrando-se simultaneamente os vários estádios. Pode dar febre. A principal complicação é a sobreinfecção das lesões cutâneas.
ESCARLATINA
Doença causada por uma bactéria. Caracteriza-se pela presença de febre, amigdalite e a pele “áspera”.
ERITEMA INFECCIOSO ou 5ªdoença
Doença viral, mais frequente entre os 4 e 12 anos. Caracteriza-se pela presença de “manchas” vermelhas. As lesões na cara têm aspecto de “cara esbofeteada”. Dura 1-4 dias. Sem febre acompanhante. Bom estado geral.
EXANTEMA SUBITUM ou 6ªDoença
Após 3 dias de febre alta e difícil de ceder surgem as “borbulhas” dispersas pelo corpo.
Importante: Febre e borbulhas devem ser vistas pelo médico..
Dra. Cláudia Constantino (Pediatra)