Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

25 de Novembro de 2013

SAIBA SE O SEU TELEMÓVEL ESTÁ INFETADO

25.11.2013

Existem sinais a que os utilizadores devem estar atentos, no sentido de detetar se o aparelho está ou não contaminado, um cuidado que deve ser tido especialmente em consideração especial quando as crianças utilizam bastante os aparelhos dos pais sem supervisão ou quando têm o seu próprio smartphone.

Tal como no computador, quando um smartphone fica infetado é possível detetar uma diminuição na sua performance, o aparecimento de aplicações estranhas que não foram instaladas pelo utilizador, a alteração de configurações no telemóvel, bem como uma diminuição drástica no tempo de vida útil da bateria.

Alguns dos vírus que se encontram nos telemóveis têm como objetivo o roubo de palavras-passe dos utilizadores, autenticações bancárias, ou mesmo envio de mensagens e chamadas para números de valores acrescentados. Neste sentido, é importante que os utilizadores estejam atentos ao registo de chamadas e mensagens, à interrupção de chamadas sem motivo aparente ou a aumentos inexplicáveis do tráfego de dados.

Registam-se cada vez mais dispositivos móveis infetados com aplicações maliciosas. A melhor forma de prevenir este tipo de situações passa por não instalar aplicações provenientes de fontes não oficiais ou com má reputação. Se suspeitar que o seu telemóvel está infetado, sugerimos que o leve a um especialista.

 

Nuno Moreira

Coordenador do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Segurança Online

logo_internet_segura