Espaço Família | Estamos Grávidos

Medicina Alternativa

21 de Abril de 2013

Respirar melhor

As doenças respiratórias são já parte da minha família… a asma e renite são infelizmente uma presença em cada geração que nasce! Espero que a M. consiga fugir a esta herança…

As doenças respiratórias podem ser crónicas ou agudas, de origem externa ou interna, por calor, frio, humidade, etc. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Acupunctura está aconselhada no tratamento da asma, rinite, dependência tabágica, obstrução das vias aéreas, amigdalite, entre outras.

Reparem que só falo da Acupunctura pois, infelizmente, os estudos da OMS não abrangem a Fitoterapia Chinesa. Regra geral, a Acupunctura é mais eficaz nos casos agudos e a Fitoterapia nos casos crónicos.
O pulmão, por reger a pele e ter como abertura o nariz, tem uma relação muito próxima com o exterior. Como prevenção das doenças respiratórias, é muito importante que a nossa roupa esteja adaptada ao clima da época, devemos evitar as mudanças bruscas de temperatura e a exposição ao vento e, claro, estarmos muito saudáveis para que as nossas defesas actuem se necessário.

Se cometermos algum erro e nos sentirmos doentes, o princípio mais importante é sentirmos se será por frio ou por calor. Se formos atingidos por frio, vai-nos saber bem o calor, e o oposto é também verdade. Só temos de seguir o que o nosso corpo pede e ajudá-lo a eliminar o factor que o agrediu.

O picante, para além de ser o sabor associado ao pulmão, produz um efeito diaforético, ou seja, é óptimo para eliminar o factor que agrediu o pulmão. Assim, o meu remédio caseiro para quando sinto que apanhei frio e vem aí uma constipação é: uma comida picante (adoro a sopa ácido-picante dos restaurantes chineses), um chá de limão com canela e uma óptima noite de sono com um bom edredão.
E amanhã é um novo e óptimo dia!
Rita Brandão

Diplomada em Medicina Chinesa
Revista Saúde Hoje