Mães e pais na 1ª pessoa

29 de Abril de 2013

Report do desmame da fralda

Entre batons e biberons

 

Lembram-se que comecei a tentar que o Gonçalo deixasse as fraldas, certo? Isto, no início de mês e na altura até estava toda confiante.

Pois… então é assim, vou fazer um report curto e um mais alongado.

Vou começar pelo curto e vou usar apenas duas palavras: UMA DESGRAÇA!!!

Eu bem tento. Tiro-lhe a fralda e ponho-lhe cuecas ou só as calças quando ele chega a casa, ele molha-se mil vezes e não aprende. Pior. Eu acho que ele não quer saber. No princípio achei que ele nem se dava conta, que ainda não percebia quando o fazia, mas agora começo a pensar que ele dá conta, simplesmente não quer interromper o que está a fazer. Prefere ficar assim. Todo molhado. Acham normal???!!!

E se se estão a questionar se estes “acidentes” só acontecem com o número 1, a minha resposta é: não! Aconteceu uma vez com o número 2. Foi só um bocadinho de nada mas, mesmo assim, ele não se mostrou muito incomodado :(

Ontem comecei a usar outra tática. Li no blog da Cacomae a sugestão de uma mãe para incentivar as crianças a quererem fazer o chichi e o cocó no sítio certo. Ela sugeria a compra de uns autocolantes (também pode ser feito com post-its) e a ideia é dizer-lhes que cada vez que fizerem as necessidades na sanita/ bacio, podem colar um autocolante num quadro, no bacio… Tanto faz o sítio. A ideia é dar-lhes um incentivo.

Esta sugestão fez-me lembrar o que me respondeu a seguidora Liliana Neto a respeito deste post. Ela fez uma coisa com a filha que eu amei. Comprou um conjunto com a Kitty e com uma série de acessórios e embrulhou cada uma das coisas individualmente. Cada vez que a filha fazia cocó na sanita (foi só para os cocós porque os chichis ela já fazia bem), podia desembrulhar uma prenda! Giro, não é? :)

Eu comecei com os autocolantes, porque sempre é mais barato, e vamos ver no que dá. Para já não está a resultar muito. Ele bem quer colar os autocolantes, mas volta que não volta lá fica todo molhado porque não quer fazer uma pausa na brincadeira. E olhem que lhe estou sempre a perguntar se ele quer ir e levo-o à sanita de hora a hora (ele vai sempre contrariado)!

Acho que vou ter de comprar um kit de qualquer coisa a ver se faz mais efeito.

Aiii que eu não tenho paciência para esta parte :( Heeelp!

Blog Entre Biberons e Batons