Espaço Família | Estamos Grávidos

Cuidados a ter no Pré-Parto

10 de Abril de 2014

Relaxamento e Respiração

Durante a gravidez o relaxamento ajuda-a a lidar com os desconfortos físicos, fisiológicos e emocionais. Induz o repouso e reduz a fadiga. Uma vez que muitas das mães continuam a trabalhar durante a maior parte da gravidez, o uso do relaxamento influenciará a sua capacidade de lidar com o estilo de vida activo, e assim diminuir os efeitos do stress.

Durante o parto o relaxamento é a capacidade mais importante no controlo e condução do parto. Permite ao corpo o funcionamento efectivo com o menor esforço e menor dispêndio de energia.

             Técnicas de Relaxamento – Método Laura Mitchell 

relaxamento_respiracao_I

Esta técnica baseia-se apenas na alteração da posição das articulações, originando um estado de bem-estar e conforto, evitando assim, a activação dos músculos tipicamente associados à tensão, ou seja, os músculos flexores do tronco (que podem interferir com as contracções uterinas). Pretende-se que este método possa ter um efeito geral e imediato, na medida em que a grávida terá a capacidade de relaxar todo o corpo a partir da mudança de posição de uma articulação. Esta técnica não interfere com o padrão natural de respiração, apenas utiliza a respiração para favorecer o relaxamento e pode ser realizada em diversas posições (deitada, de “gatas”, sentada…).

– Deitada de Costas

  • Posição Inicial – Cabeça apoiada sobre a almofada. Braços apoiados sobre o colchão, com o cotovelo ligeiramente flectido. Pernas apoiadas num rolo ou almofada, com os joelhos ligeiramente rodados para fora.

– Deitada de Lado

  • Posição Inicial – Cabeça apoiada sobre a almofada. Braços inferior de encontro ao ombro oposto ou sobre o colchão; braço superior sobre a anca ou sobre uma almofada. Perna superior ligeiramente flectida, apoiada se possível sobre uma almofada.

– Sequência

A sequência do método é: Membros Superiores – Membros Inferiores – Respiração – Corpo – Cabeça – Rosto

Exemplo:

1 – Faça peso sobre o braço direito. A posição está errada. Compare com o braço esquerdo que está correcto. Deixe o seu braço cair. Sinta-o mais leve. PARE e MEMORIZE. Fixe a nova posição. Repetir. (2x)

(Repita o procedimento para as restantes articulações)

2 – Braço Esquerdo (2x)

3 – Dois Braços (compare com as pernas que estão correctas) (2x)

4 – Perna direita (2x)

5 – Perna Esquerda (2x)

6 – Duas pernas (2x)

7 – Braço direito e Perna direita (compare com o outro lado que está correcto) (2x)

8 – Braço esquerdo e Perna esquerda (2x)

9 – Braço direito e Perna esquerda (2x)

10 – Braço esquerdo e Perna direita (2x)

11 – Respiração – Inspire e liberte o ar suavemente

12 – Faça peso no corpo contra o colchão

13 – Faça peso da cabeça contra a almofada (3x)

14 – Faça caretas

15 – Final – Estire os seus membros e o corpo em todas as direcções e boceje. Sente-se devagar e espere um ou dois minutos antes de se levantar.

tabela-1

Sofia Homem

Especializada em exercício e saúde

Coordenadora Healthy Mommy

HM - logo peq