Espaço Família | Como Cresceram

Decoração

28 de Agosto de 2014

Regresso às aulas!

quarto crianças

No Outono é o regresso às aulas das nossas crianças e voltamos a retomar as tarefas diárias e à rotina.

Mas também podemos fazer algumas melhorias na nossa casa, podemos alterar a decoração ou melhorar o espaço de estudo dos nossos filhos. Com poucas peças, alguns acessórios e cor, conseguimos mudar e melhorar o ambiente.

O Feng Shui destina-se sobretudo a detetar e corrigir anomalias do fluxo energético das habitações ou espaços de trabalho.

Com o auxílio das técnicas de Feng Shui podemos equilibrar e harmonizar os ambientes dos quartos das crianças e adolescentes.

Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.

Nos quartos das crianças interagem atividades tão diferentes como dormir, brincar e estudar. Por isso a versatilidade e harmonia são palavras chave na hora de decorar este compartimento.

No início do Outono como os dias ainda estão secos poderá pintar o quarto dos seus filhos. Será preferível fazer no Verão. As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante.

Com as paredes pintadas com uma cor suave, com quadros alegres, uma carpete macia, é possível criar uma atmosfera suave e harmoniosa. Lembre-se que as cores luminosas num quarto ou canto para brincar promovem a criatividade.

Melhore o ambiente, mas não se esqueça, uma boa ventilação, iluminação e limpeza são fundamentais.

Retire o computador e televisor dos quartos, a radiação magnética emitida por estes aparelhos é um factor a ter em conta.

É assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola da família e afeta negativamente as suas relações sociais.

Nas várias consultas de Feng Shui que eu faço, é raro encontrar um quarto sem televisor…

Poderá partilhar o seu escritório (se tiver em sua casa) com as suas crianças. Tente que o computador ou portátil esteja apenas no escritório ou na sala, para que as crianças e os adolescentes não se isolem nos seus quartos. E quanto mais cedo fizer esta opção melhor será…

A mesa de estudo também poderá ser partilhada por adultos e crianças.

Já pensou porque é que as crianças gostam de fazer os trabalhos de casa na mesa da cozinha ou da sala? Porque nos quartos estão a estudar virados para a parede e sozinhas…

Analise o roupeiro do quarto dos seus filhos, faça uma revisão das roupas de Verão e de Inverno. Lave e arrume as roupas de Verão. Faça uma lista de roupas que as suas crianças necessitam para o próximo Inverno: camisolas, camisas, calças, saias.

Poderá emprestar às suas amigas, roupas dos seus filhos, será sempre bem recebida esta oferta e nos dias que correm é uma ajuda preciosa. As instituições de caridade também são uma boa alternativa para entregar as roupas ultrapassadas das suas crianças.

Faça uma escolha de brinquedos, livros e material escolar das crianças. Arquive em caixas os livros do ano eletivo anterior e prepare o novo ano escolar. Organize os livros nas estantes e retire os livros que os seus filhos já não lêem. Deixe sempre espaço nas prateleiras e nos roupeiros; é uma boa regra do Feng Shui, “deixar espaço para as coisas novas”.

Compre caixas de arrumação, existem em várias lojas grande oferta e com cores alegres. Assim não há desculpa de não ter espaço para arquivar e organizar material escolar ou brinquedos.

Aconselhe as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.

Se tiver oportunidade faça ementas para a família, para cada semana, com organização e harmonia, terá mais tempo para si.

Aqui vão alguns conselhos para a organização do quarto:

Organização – o quarto deve estar divido em três áreas distintas: dormir, brincar e estudar.

A cama deve possui cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto. Evite prateleiras por cima da cama.

Só aconselho beliches no caso de o quarto ser muito pequeno, ou então opte por cama com gaveta. No caso do quarto ser partilhado por duas crianças é preferível ter as camas lado a lado, com as cabeceiras das camas encostadas à parede. E se possível escolha móveis com cantos arredondados.

A secretária deve ter vista para a porta e estar organizada. Evite encostar a mesa de estudo à parede, ou seja, deve evitar que a criança estude virada para a parede, pois poderá ficar desmotivada. Também estar de costas para a porta não é aconselhável.

 

logo

Paula Margarido é arquiteta e consultora de Feng Shui.

Com mais de 19 anos de experiência profissional, participou em vários cursos de especialização nomeadamente em recuperação de património, sustentabilidade e Feng Shui.  Em 2009 cria a empresa de consultoria de Arquitectura e Feng Shui – A Link to Balance.

Em 2011 é convidada para ser docente no Instituto Macrobiótico de Portugal e apresenta regularmente palestras e workshops de Feng Shui.

A sua prática profissional, o contacto com clientes, aliada à sua intuição e criatividade, potenciou o início da sua actividade como consultora de Feng Shui.

Para além do seu trabalho em projectos de Arquitectura, design de interiores e consultoria de Feng Shui, escreve vários artigos para revistas e conteúdos para sites.

Site: www.alinktobalance.com

Blog: http://a-link-to-balance.blogspot.pt/

LinkedIn: pt.linkedin.com/pub/paula-margarido/11/b74/17/

Facebook: https://www.facebook.com/alinktobalance.p.m