Espaço Família | Como Cresceram

Medicina Alternativa

21 de Abril de 2013

Reflexologia para miúdos e graúdos

A R. ligou me super entusiasmada porque já algum tempo que faz reflexologia, ajuda-a a alivar o stress. Descobriu agora que também é recomendada para  bebés e crianças! Desafiou-me para um workshop este fim-de-semana… O B. e a M. vão adorar!

A Reflexologia tem como princípio zonas energéticas que percorrem o corpo e áreas reflexas nos pés que correspondem aos principais órgãos, glândulas e outras partes anatómicas do nosso organismo.

Através das massagens e técnicas da Reflexologia é possível interpretar os diferentes aspectos da personalidade, e estimular alterações fisiológicas dos nossos órgãos, com resultados notáveis na capacidade de equilibrar a energia do nosso corpo, reduzindo ou eliminando a dor, promovendo também a libertação de toxinas, redução de stress, cansaço e equilíbrio mental.

A técnica é utilizada com o objectivo de equilibrar o físico e a mente.
A Reflexologia podal é uma terapia efectiva, inócua e agradável, que estimula os órgãos do corpo humano para que este encontre a sua harmonia e se cure a si próprio. Não é necessário estar doente para beneficiar da Reflexologia.
A Reflexologia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte.

Como ciência, necessita de muito estudo e prática, um conhecimento aprofundado das técnicas e a habilidade manual para identificar áreas problemáticas.
Enquanto arte curativa, a Reflexologia consegue os melhores resultados quando o terapeuta trabalha com dedicação, paciência, uma atenção focada e, sobretudo, empatia e compreensão.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode usufruir desta terapia, desde o recém-nascido ao idoso.

A Reflexologia não só é indicada para crianças, como é largamente recomendada, pois:

  • fortalece a relação Mãe/Pai e bebé;
  • a criança sente-se apoiada desde os seus primeiros dias de vida;
  • ajuda o bebé a adaptar o seu organismo ao seu novo meio de vida, à sua nova alimentação, a acalmar angústias e ansiedades, a dormir e previne as cólicas e a acumulação de gases.

Sofia Bouçadas

Terapeuta