Espaço Família | Como Cresceram

Coaching Parental

5 de Setembro de 2014

QUERO LÁ SABER DAS TUAS NOTAS!

LUA_1507

foto: www.dreamakerphotography.com

Ultimamente tenho estado envolvida em algumas conversas sobre a escola e a organização da mesma, conversas sobre os alunos impossíveis, as más condições, os maus resultados… Na minha opinião, a grande parte das nossas escolas não promove os valores e as competências que muitas vezes dizemos que queremos promover e desenvolver. E isso não só é verdade em Portugal como provavelmente na maior parte dos países pelo mundo fora.

E sabem, estou a ficar um pouco farta… e inspirei-me com uma colega sueca, a Sanna Nova Emilia que com alma e coragem, luta para melhorar as condições das crianças nas escolas suecas.

Escrevi uma carta para os meus filhos e todas as crianças que enfrentam desafios escolares todos os dias… Desafios que muitos de nós adultos nunca vivemos e nunca iremos viver.

Aos meus filhos, a todas as crianças… 

Que possas sentir, sempre, o valor que tens, por quem és…

Nunca me vou preocupar com as tuas notas, nunca. Quero é saber se estiveste a aprender coisas novas com alegria, com interesse, com vontade… Não quero saber se tens um suficiente ou um muito bom… Quero saber se estiveste num ambiente onde te sentiste respeitado por quem és e não pelo que produzes. Não quero saber qual o teu lugar na estatística… Não quero saber se a média da tua escola é boa ou má comparado com as outras… Não quero saber se o nosso país está bem ou mal comparativamente com os outros países na União Europeia ou no resto do mundo….

Não quero saber se a as previsões para a tua entrada no mercado de trabalho são boas ou más… Não me interessa nada saber como o ‘sistema’ olha para ti. Só quero saber como TU olhas para TI. Interessa-me saber se o ‘sistema’ te deixou exprimir quemés. Quero saber se o ‘sistema’ esteve lá para ti, nos teus altos e nos teus baixos. Quero saber se tiveste a oportunidade de explorar livremente o teu caminho, sem julgamentos, sem deveres… Quero saber se te viram, se te sentiste respeitado, apoiado. Quero saber se te divertiste. Quero saber se estiveste mesmo bem.

Interessa-me saber que consigas manter a tua auto-estima, o teu gosto pela vida, a tua vontade de explorar enquanto passas pelos anos todos da escola. Quero saber se conseguiste ouvir os teus próprios pensamentos no meio das opiniões todas. Interessa-me saber se houve espaço para as tuas perguntas… Quero saber se te deixaram manter os teus sonhos e se conseguiste manter a confiança em nós adultos. Interessa-me saber se conseguiste continuar a acreditar em ti, em mim, nos teus professores, nos teus amigos, na vida… Interessa-me saber se conseguiste manter a tua curiosidade natural, o teu entusiasmo…

Quero mesmo muito saber se conseguiste passar estes anos todos de escola, sentindo o teu valor indeterminável… ainda com muito amor-próprio. Ainda com empatia e amor pelos outros. Se conseguiste isso, então fizeste um grande, grande trabalho.

Se quando receberes o teu diploma estiveres com a tua integridade intacta, com a tua auto-estima em alta, com amor e entusiasmo pela vida, cheio de coragem para enfrentar todos os teus desafios, então sim, vou ficar muito feliz e contente.

Se naquele dia, estiveres com grande auto-conhecimento, em contacto com as tuas emoções, relacionando-te saudavelmente contigo, respeitando te a ti e às tuas necessidades, tanto como aos outros… então vais-me ver com um grande sorriso. Se naquele dia, estiveres com uma grande confiança em ti, acreditando que o teu coração é o teu guia… então, vou-te deixar voar com muita tranquilidade… e digo-te que conseguiste muito mais do que alguma vez poderia esperar.

Com muito, muito amor,
Mia

Mikaela Ovén

Facilitadora e Palestrante Family Lab

Coach Parental @Life Training

Instrutora Certificada em Mindfulness