Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

7 de Maio de 2015

Quem é mais tagarela?

quem e mais tagarela

Este jogo é bom para soltar a língua a miúdos mais envergonhados ou que não se sentem à vontade a dizer mais do que quatro ou cinco palavras de uma vez. O objectivo é tagarelar, esse mesmo, e ganha quem se aguentar mais tempo a falar sem parar, e sem repetir palavras, a não ser aquelas óbvias que temos mesmo de usar como “o”, “a” e outras semelhantes.

São eles que escolhem o assunto, mas pode por exemplo ser o dia que passaram na escola, ou os desenhos animados preferidos, ou o livro que andam a ler à hora do deitar. É claro que as crianças mais tagarelas vão estar em vantagem, e pode ser que chegue uma altura em que os pais só querem silêncio, mas quem sabe o tímido da família ganha uma confiança nova para falar em público?

A tagarelice pode fazer-se à volta da mesa, em viagem de carro numa longa fila de trânsito, num transporte público a caminho de casa ou enquanto passeiam na rua. Basicamente, pode fazer-se em qualquer lugar, desde que não seja obrigatório ficar em silêncio, o que torna este jogo muito conveniente para quando eles já estão fartos de não fazer nada. Se não houver mais do que uma criança, até os pais podem participar, porque mesmo para mais crescidos (para alguns pelo menos), falar sem parar pode ser um bom desafio.

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos

quarto-das-brincadeiras-logotipo