Espaço Família | Vem aí um irmão

Decoração

27 de Maio de 2014

Quartos das crianças e o Feng Shui (I)

Decorar um quarto de crianças tem a sua complexidade, porque muitas vezes o quarto tem de funcionar como local para dormir e espaço para brincar.

Por isso a versatilidade e harmonia são palavras-chave na hora de decorar este compartimento.

O desafio aqui é conseguir tornar esta área divertida durante o dia e tranquila à noite. Quando um quarto é partilhado por duas crianças cada uma delas deve ter um espaço privativo que se sinta como seu. É assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola do resto da família e afecta negativamente as suas relações sociais com o resto da família. Além também da radiação electromagnética emitida pelos equipamentos eléctricos.

As localizações ideais são a Este e Sudeste, os quartos das crianças devem estar expostos à luz da manhã, para apanharem mais sol. Para as crianças com tendência a serem hiperactivas a localização melhor é o Oeste.

O Este e o Sudeste possuem a energias chi associadas ao crescimento e desenvolvimento harmonioso da criança. O Oeste possui uma energia chi mais calma, benéfica para uma noite de sono tranquila.

Alguns conselhos para equilibrar e harmonizar com aplicação das técnicas de Feng Shui para os ambientes dos quartos das crianças:

Mobiliário: escolha móveis com cantos arredondados e de madeira, a cama deve possuir cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto. Evite prateleiras por cima da cama.

Não escolha beliches para as crianças, só se o quarto for muito pequeno. Opte por cama com gaveta.

No quarto a localização da cama é um dos factores mais importantes do Feng Shui. A localização ideal é a que quando a pessoa está deitada, consiga ver quem entra no quarto.

Evite encostar a mesa de estudo à parede, ou seja, a criança estar a estudar virada para a parede, poderá ficar desmotivada. Também estar de costas para a porta não é aconselhável. A secretaria deve ter vista para a porta e estar organizada.

Iluminação: é necessária uma variedade de luzes, especialmente se o quarto for utilizado para diversas finalidades. Uma luz mais forte é aconselhada para as actividades de estudo e para as brincadeiras das crianças, além disso deve usar-se também luzes suaves.

Cortinados: os tecidos ajudam a abrandar a energia chi, mas os cortinados não deverão estar demasiado fechados, porque pode correr o risco da estagnação. Durante o dia abra as cortinas para o sol entrar.

Revestimento do chão: a madeira produz energia árvore e geralmente garante um fluxo harmonioso de energia chi no quarto. É aconselhável um tapete na zona da cama e mesa de estudo.

 

PAULA MARGARIDO

Arquitecta e consultora de Feng Shui

logo