Espaço Família | Vem aí um irmão

Decoração

17 de Junho de 2014

Quartos das crianças e o Feng Shui (II)

Quarto crianças

Organização – Facilmente os quartos das crianças ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos. Opte por estantes com possibilidade de arrumar os brinquedos em caixas. Incite as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.

Ambiente: uma boa ventilação, iluminação e limpeza são fundamentais. Retire o computador e televisor dos quartos, a radiação magnética emitida por estes aparelhos é um factor a ter em conta. As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde-claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante. Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.

Decoração: Escolha quadros com imagens positivas, também poderá emoldurar desenhos dos seus filhos. Fotografias com familiares, primos e amigos também são uma boa opção.

Prefira cores suaves para a decoração, como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. Mas é claro que o colorido dos brinquedos é bem-vindo, apenas recomendo cuidado com o vermelho, que pode causar agitação. As cores vivas especialmente o amarelo, laranja e o encarnado, são mais yang e por isso mais estimulantes. As cores suaves, como o azul e o verde são mais yin e mais tranquilas.

Por fim o quarto deve ser alegre, arejado e bem iluminado. E faça com que as crianças participem na escolha da decoração do quarto, pois os pequenos adoram…

A evitar:

– Portas abertas – mantenha a porta encostada durante a noite, assim abrandará o fluxo de energia, ajudando as crianças a adormecer.

– Camas com os pés virados para a porta, os chineses entendem essa posição como a posição “do caixão”.

– Cabeceiras por debaixo de janelas, nesta posição a energia chi é mais activa, podendo impedir uma boa noite de sono.

– tralha debaixo da cama, mantenha o espaço vazio para o chi fluir.

– brinquedos ultrapassados e estragados, livros que a criança nunca lê, roupas ultrapassadas, o quarto desarrumado e com muita mobília.

PAULA MARGARIDO

Arquitecta e consultora de Feng Shui

logo