Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

7 de Julho de 2014

Quais os cuidados que devo ter ao adquirir um jogo para o meu filho?

images

É frequentes os pais cederem aos pedidos dos filhos para instalar ou comprar um determinado jogo. Mas a questão que se coloca é se o jogo é adequado para o seu filho. Como saber?

Uma das melhores formas de escolher um jogo adequado à idade, é verificar a classificação PEGI (Pan European Game Information), que determina se o jogo contém qualquer espécie de violência, ou outros conteúdos não apropriados e, com base nestes fatores, indica a idade mais aconselhada para o jogar.

Contudo, existem mais algumas preocupações que os pais devem ter.

Por exemplo: É importante que os pais verifiquem se os jogos “gratuitos” não têm funcionalidades de compra durante o jogo (muitas vezes designada por in-APP purchase). Muitos destes jogos possibilitam a aquisição de “extras”, através de um pagamento bancário. Caso o dispositivo esteja associado a uma conta de cartão de crédito, estes débitos podem ser realizados de forma automática, bastando carregar num botão.

Existe ainda a questão dos jogos multijogador e MMORPG. Estes jogos implicam a participação de vários jogadores ao mesmo tempo e comunicação entre os mesmos. Sugerimos, por isso, que alerte os seus filhos para que não divulguem informações pessoais aos outros jogadores, bem como não marcarem encontros pessoais com os mesmos. Para além disso, encoraje-os a denunciarem jogadores que os intimidem, utilizem linguagem inapropriada ou partilhem conteúdos desagradáveis.

Acima de tudo, é importante que os pais estejam presentes!

Sugerimos por isso que jogue com o seu filho. Assim, se visualizar algum conteúdo menos adequado, pode intervir rapidamente e, se necessário, explicar ao seu filho o que deve fazer/como se comportar.

Navegue em Segurança!

logo_internet_segura