Espaço Família | O nosso 1º Filho

Saúde

17 de Novembro de 2014

Programa Nacional de Vacinação

O seu filho vai nascer? Então é importante saber que:

– A vacinação é atualmente a melhor forma de prevenção de determinadas doenças, e tem como principal objetivo o desenvolvimento do sistema imunitário e fortalecimento do organismo. As vacinas permitem salvar vidas.

– O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é completamente gratuito e destina-se a todas as pessoas presentes em Portugal. É de salientar que este difere de país para país, devendo ser cumprido o plano de vacinação do país onde a pessoa reside.

As vacinas que estão incluídas no Plano actual de vacinação em Portugal são:

Nome da vacina Designação
BCG Vacina contra a tuberculose
VHB Vacina contra o vírus da hepatite B
HIB Vacina contra Haemophilus influenza b
DTPa Vacina tripla contra difteria, tétano e tosse convulsa
VIP Vacina contra poliomielite
MenC Vacina contra meningococo tipo C
VASPR Vacina tripla contra sarampo, parotidite epidémica e rubéola
Td Vacina contra o tétano e difteria
HPV Vacina contra o vírus papiloma humano

Deve dirigir-se ao seu Centro de Saúde, para vacinar o seu filho, nas seguintes fases:

1

Fonte: DGS

É importante saber que:

– Deve cumprir com as idades em que está prevista a vacinação, com o objetivo de proteger o seu bebé o mais precocemente possível e da forma mais adequada.

– A maior parte das vacinas são administradas em várias doses, ou seja, uma dose inicial e posteriormente os reforços das mesmas. Desta forma o organismo vai criando uma resposta adequada e formando anticorpos em quantidades eficazes e duradoiras. A única excepção é a BCG que é administrada em dose única.

– As vacinas incluídas no PNV são eficazes e seguras, podendo apenas ocorrer alguns efeitos secundários que são frequentes, tais como uma reacção ligeira no local da picada (dor, edema/inchaço, vermelhidão) ou febre. Qualquer destes efeitos secundários, geralmente, tem uma duração curta e não necessita de avaliação médica.

– Além das vacinas do PNV, existem outras, designadas como vacinas extraplano e que estão disponíveis na farmácia mas que necessitam de prescrição médica (ex. vacina para determinados tipos de pneumococo, para o rotavirus, para o vírus da Hepatite A). Cabe ao médico informar e esclarecer os pais sobre a sua existência para que estes possam tomar uma decisão consciente relativamente à aquisição das mesmas.

– É fundamental ter sempre em atenção as recomendações que lhe são dadas pelo seu médico e/ou enfermeiro antes e após a vacinação do seu bebé

2

Autor:

Sara Figueira (Enfermeira)

Ana Filipa Ferreira (Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia)

Novembro 2014

 

Bibliografia:

– Programa Nacional de Vacinação 2012. Direcção-Geral de saúde. Ministério da Saúde – Governo de Portugal. Norma DGS nº 040/2011 de 26-01-2012.

HM - logo peq
Enf. Ana Filipa

Healthy Mommy

Norma da Direcção Geral de Saúde nº 016/2014 de 29-09-2014.