Espaço Família | Como Cresceram

Psicologia

1 de Outubro de 2014

Professores e escolas mais Mindful. Porque não?

mindfulness

O Mindfulness pretende que se desligue o “piloto automático” e se aprenda a observar, recorrendo, de forma consciente aos cinco sentidos, para que o indivíduo assuma um maior controlo nas situações do dia-a-dia.

As ferramentas da prática de Mindfulness têm demonstrado resultados positivos no que diz respeito à diminuição de factores de stress, ansiedade e dificuldades de concentração, promovendo a melhoria do bem estar das crianças e jovens, pais e obviamente dos professores.

Diversas investigações revelam que a aprendizagem de competências de Mindfulness apresentam, claramente, benefícios para a redução de sintomas ansiosos e depressão, assim como o aumento do auto-controlo, concentração na tarefa e estados de emoções positivas. Referem ainda que a prática de Mindfulness direcionada para o contexto escolar pode fortalecer a criança ou jovem, permitindo o aumento do sucesso escolar, potenciando a memória e a concentração, a capacidade de consciência, competências de resolução de conflito mais assertivas, empatia, promovendo a comunicação eficaz e positiva entre alunos e professores.

O contexto escolar configura-se como um espaço onde as crianças e os jovens passam grande parte do seu tempo e onde expressam de diferentes formas as suas emoções. É do conhecimento de todos que as exigências face ao modelo educativo nem sempre permitem fazer adaptações aos ritmos e necessidades individuais. Muitas vezes os professores, verbalizam como principais queixas, em sala de aula ou no período de estudo, dificuldades de concentração, ansiedade face ao desempenho em testes, dificuldade no controlo do impulso e repetido desrespeito pelas regras e limites, que dificultam quer o sucesso escolar, quer a comunicação por parte das crianças e jovens.

A prática de Mindfulness em contexto escolar poderá revelar-se como uma oportunidade para a criação de mudança efetiva não só de forma individual, como também na relação comunicacional entre alunos e professores.

Agora que o ano lectivo está a começar, porque não pensar sobre este assunto e começar a praticar para um novo ano mais mindful?

logo3

Todos saem a ganhar, crianças, pais e professores!

Maria João Matos

Psicóloga Clínica

Equipa Mindkiddo – área infantil e juvenil da Oficina de Psicologia