Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

16 de Fevereiro de 2015

Prepare uma festa de Carnaval para crianças em casa

baile_carnaval

Com música, confetis, serpentina, o seu filho vai se divertir muito

Não vai viajar no Carnaval e quer fugir das tradicionais festas? Calma, ainda é possível aproveitar (e muito!) a data com as crianças. Organizar um baile de Carnaval dentro de casa, no jardim, ou numa sala do prédio do seu condomínio, pode ser uma ótima ideia para reunir e divertir-se com a família e amigos. Confira abaixo algumas dicas para planear o dia:

Onde fazer?

Com um pouco de criatividade, a festa pode acontecer em qualquer lugar da casa! Se viver numa vivenda e o dia estiver bonito, sem chuva ou sol forte, faça tudo no quintal ou no jardim. Caso contrário, a sala de estar pode ser uma ótima opção. Afastando os móveis, a festa fica espaçosa e sem riscos de acidentes.

Se vive num apartamento, que tal alugar o salão do prédio? Chame os amigos das crianças, os seus e os vizinhos. Como ainda tem tempo até ao Carnaval, as crianças podem confeccionar os convites e entregá-los em cada apartamento ou pendurar no hall e no elevador. Não se esqueça de conversar com a administração do prédio para saber as regras de utilização do salão do edifício.

A decoração

Se a festa for num lugar fechado, pode pendurar no teto algumas fitas metalizadas e serpentinas coloridas. Nas paredes, cole algumas máscaras, que podem ser feitas pelas próprias crianças, com cartolina, caneta e palitos de gelado para segurar. Não se esqueça de espalhar confetis pelo chão.

Se a diversão for no jardim ou no quintal, um tapete pode servir como pista de dança. Balões coloridos podem ser espalhados pelo chão, e cadeiras ou pufes são boas opções para os momentos de descanso.

Lança-confetis e serpentinas são superdivertidos e podem ser distribuídos durante a festa. No momento da brincadeira, fique atento para que nenhuma criança atire o brinquedo nos olhos de outra e nem coloque nada na boca. Alguns apitos e chapéus de bobo da corte também podem compor a folia.

O cardápio

Para as crianças reporem as energias, mantenha uma mesa com bebidas e quitutes durante a festa. Caso a festa aconteça no seu prédio, divida a preparação da comida entre você e seus vizinhos. No cardápio, prefira pratos leves e fresquinhos. Confira abaixo algumas dicas e receitas:

Comidas

Muffin salgado

Espetinhos caprese e de frango

Bolo de baunilha

Gelatina de sumo de frutas

Bebidas

Água à vontade

Suco de fruta natural

Milk-shake falso de chocolate

Dica
Para facilitar a organização, deixe sempre à disposição na mesa guardanapos, copo e pratos descartáveis. Não se esqueça de espalhar latas de lixo pelo local.

Música

Item fundamental na festa. Na internet, encontra muitas marchinhas de Carnaval. Se preferir levar um aparelho de som para a festa, confira abaixo a nossa seleção de CDs:

Carnavalança: a produção da gravadora Biscoito Fino conta a história do Carnaval nas vozes de Mart´nália, Moyseis Marques, Martinho da Vila, Maíra Freitas, Paula Lima, Luiz Melodia, Maria Rita e Chico Buarque.

Carnaval Palavra Cantada: são 13 faixas carnavalescas interpretadas por Luiz Tatit, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit, Zé Tatit e Monica Salmaso.

Furunfunfum no Carnaval: 17 marchinhas tradicionais de Carnaval compõem o CD.

Samba pras crianças: meninos e meninas da ONG Toca o Bonde – Usina da Gente cantam sambas tradicionais.

Sassaricando – e o Rio inventou a marchinha: lançado em 2007, o álbum é duplo e inclui marchinhas tradicionais como “O teu cabelo não nega” e “Mamãe eu quero”.

Forró pras crianças: o álbum inclui baiões, xotes e xaxados e tem participação de Chico Buarque, Maria Rita e João Bosco.

Figurinos

Para animar ainda mais a folia, ajude o seu filho a personalizar uma máscara do Carnaval de Veneza, de Itália, ou pinte o rosto dele. Só deverá ter cuidado e usar tintas atóxicas e exclusivas para a pintura de pele. Em breve, confere aqui um vídeo com máscaras giras para fazer com as crianças. Aguarde!

Fonte | Revista Crescer