Atualidade

29 de Outubro de 2014

Portugal entre os países com maior diferença no tempo que homens e mulheres gastam com tarefas domésticas

Portugal é o quinto país, num conjunto de 29, a registar maior diferença entre o tempo que homens e mulheres passam em casa a desempenhar tarefas não remuneradas.

À frente de Portugal, só está Índia (a liderar a tabela), México, Turquia e Japão. Os dados constam do relatório do Fórum Económico Mundial, divulgado ontem, e foram destacados hoje no blog do Wall Street Journal.

Por cá, as mulheres passam 328 minutos (quase cinco horas e meia) por dia em tarefas domésticas, enquanto os homens despendem apenas 96 minutos. A diferença ronda os 232 minutos.

Os dados do relatório têm por base informação da OCDE e medem o número médio de minutos diários gastos por pessoas entre os 15 e 64 anos em trabalho não remunerado, o que inclui, por exemplo, a rotina doméstica, compras ou acompanhamento de familiares.

É a Noruega que apresenta a menor diferença entre o tempo utilizado por homens e mulheres neste tipo de tarefas. Já a Dinamarca é o país onde os homens gastam mais tempo nas actividades domésticas (186 minutos).

De acordo com o relatório, Portugal subiu 12 lugares no ranking que avalia a igualdade entre homens e mulheres em 142 países do Mundo.

Fonte | Económico