Mães e Pais na 1ª Pessoa

Patrícia Saramago 

Com Bicharocos Carpinteiros

Porquê Fazer Programas Fora de Casa com Bebés?

Patrícia Saramago - Post Exclusivo

Muitas vezes me fazem esta pergunta, quer pessoalmente, quer através do blog.
Desde muito pequeninos que fazemos programas infantis com os nossos filhotes. Programas adaptados às idades deles e principalmente ao seu ritmo e rotinas, respeitando sempre os horários de sono, sestas e refeições. Saímos de manhã, ou à tarde depois da sesta, e nunca de manhã e à tarde.

Percebi que esta pergunta se prende principalmente com dois aspetos:
1 – Será que os bebés conseguem retirar alguma coisa destes programas?
e
2 – Será que vale o trabalho que dá toda a logística de sair de casa com bebés?

Para mim, sim!

Os bebés são seres com imensas potencialidades, que tenderão a desenvolver, se estimuladas. Saindo com eles de casa, os estímulos são mais e mais variados, logo ajudarão a desenvolver e a apoiar as potencialidades que eles já trazem. Podem não compreender a história e a moral que tem, mas apercebem-se das cores, dos diferentes sons e movimentos dos personagens. Consoante a idade do bebé ele vai apreender as estímulos que já estiver preparado para começar a apreender e assim vai crescendo, mais apto a captar e desenvolver capacidades.

Por outro lado, o facto de estarmos fora de casa, embora dê trabalho, permite-nos estar longe dos nossos afazeres, das coisas para arrumar, das obrigações de casa e disponibilizarmo-nos inteiramente para estar em família. Esse é outro enorme benefício para o bebé.

E quanto à logística de sair de casa com tudo o que o bebé pode precisar, nas primeiras vezes pode ser difícil, mas depois entra na nossa rotina, percebemos que podemos prescindir de uma série de coisas e automatiza-se.

Está com vontade de experimentar? Então siga as nossas sugestões, experimente e conte-nos como foi.

Blog: Com Bicharocos Carpinteiros