Espaço Família | Estamos Grávidos

Cuidados a ter no Pré Parto - 3º Trimestre

3 de Junho de 2013

Porquê criopreservar?

Criopreservação… um tema que desconhecia totalmente. Pesquisei e percebi que tenho ao meu alcançe mais uma forma de poder aumentar a possibilidade de tratamento e cura de algumas doenças que o nosso bebé possa vir a ter. Quis saber tudo… porquê, como e onde!

Porquê criopreservar?
O nascimento de um filho é um momento único para recolher as células estaminais do sangue e tecido do cordão umbilical. É assim muito importante a decisão dos pais relativamente a este tema.

A principal razão porque se deve criopreservar células estaminais é a compatibilidade já que de um modo simples, as células do próprio indivíduo não são sujeitas a rejeição por esse mesmo indivíduo, tendo boas probabilidades de aplicação em familiares.
As células estaminais são obtidas de forma completamente não invasiva e, por isso, a sua recolha é muito mais simples e fácil que a recolha de células estaminais existentes noutras fontes.
A criopreservação em simultâneo das células isoladas a partir do sangue e tecido do cordão umbilical permite aumentar o leque de aplicações terapêuticas.

O que diferencia a Cytothera?
A Cytothera criopreserva células estaminais mesenquimais isoladas a partir do tecido do cordão umbilical com uma pureza superior a 98%. Ou seja, o método utilizado na Cytothera permite que, na amostra criopreservada, em cada 100 células, 98 sejam células estaminais mesenquimais.

Onde ficam guardadas as células?
As células estaminais são mantidas em tanques de criopreservação, no nosso laboratório em Lisboa e durante o tempo de duração do contrato ou até ser requisitada.

A quem pertencem as células?
De acordo com o contrato estabelecido com a Cytothera, as células estaminais armazenadas pertencem ao Representante Legal da Criança, até que esta atinja a maioridade. Assim, só o Representante Legal da Criança pode decidir o destino das células estaminais armazenadas.

Quem pode usar as células criopreservadas?
As células estaminais são sempre compatíveis com o bebé. Além disso, qualquer membro da sua família ou qualquer receptor, que apresente compatibilidade suficiente para as receber, pode usar as células estaminais armazenadas. A aplicação da amostra tem que ter sempre o consentimento do Representante Legal da Criança.

Posso visitar o laboratório da Cytothera?
Sim, marque já a sua visita ao laboratório Cytothera e fique a conhecer o nosso processo de isolamento e criopreservação único em Portugal.

Imagem barrigas