Espaço Família | Somos um Casal

Saúde

26 de Julho de 2015

Porque a pele não tira férias: dicas rápidas para uma proteção perfeita!

pele perfeita

Porque a Pele Não Tira Férias: Dicas Rápidas Para uma Proteção Perfeita!

Nestas coisas da pele, tendo em contas as inúmeras recomendações de produtos e dos conselhos dos especialistas, facilmente nos sentimos um pouco perdidas e desejamos ardentemente soluções rápidas que se adaptam às nossas vidas atarefadas e com muito pouco tempo para nos amarmos como deveríamos. É por isso que deixamos hoje algumas dicas rápidas, sensatas e realistas sobre como proteger a nossa pele no verão que estamos quase a gozar em pleno!

Se tomarmos esta secção Ama a Tua Pele como um workshop semanal, a esta altura já sabemos que a pele do nosso rosto é substancialmente diferente da do nosso corpo e que é a hidratação a chave do bom aspecto e da juventude do nosso maior órgão. Sabemos também que a protecção solar contra os raios ultravioleta das categorias A e B, mais conhecidos como UVA e UVB é outra das importantíssimas chaves do bem-estar da nossa pele. 

É por isso, e por ter em conta o tempo limitado para estas actividades de que a população activa dispõe, que L’Oréal Paris inclui em grande parte dos seus hidratantes de dia algum factor de protecção solar, identificado pela sigla SPF, seguida do respectivo grau de protecção. 

Mas no Verão, nesta altura em que a probabilidade de uma intensa exposição ao astro-rei é mais acentuada, é importante escolher um bom protector solar de rosto, o qual deve ser aplicado antes de sair de casa, pelo menos cerca de trinta minutos, até o mesmo se fundir na pele e penetrar as camadas a proteger. Uma dica simples: de manhã, limpe o rosto com uma água micelar ou um gel de limpeza, aplique o seu hidratante diário, deixe-o secar, e aplique logo de seguida o filtro solar. Enquanto prepara o pequeno-almoço e consulta as redes sociais no seu smartphone, essa meia hora que parece longuíssima, irá revelar-se muito curta e agradável de passar!

O mesmo sugerimos para a pele do corpo: aplique o seu protector antes de sair de casa – até porque na praia não dá jeito nenhum por cremes e ter de lidar com toda a areia que decide colar-se ao nosso corpo e causar aquela sensação desconfortável que nos faz parecer croquetes prontos a fritar! Aplique generosamente o protector no corpo e deixe-o penetrar na pele, tal como todos os outros hidratantes. Deixe passar a mesma meia hora e siga para a praia apenas com a ideia de que, ao fim de duas a três horas de exposição solar, deve reforçar a dose.

Lembre-se de se fazer acompanhar de uma garrafa de água e certifique-se que regressa a casa com a mesma vazia. É muito importante manter o corpo hidratado, especialmente quando exposto a altas temperaturas, até porque a hidratação também é óptima para prevenir insolações. Sabia? Outra das coisas que pode fazer com a sua garrafa de água é, depois dos mergulhos, humedecer a pele do seu rosto com água doce, por exemplo, com a ponta da toalha, uma vez que o sal da água do mar é extremamente prejudicial à hidratação da pele e à saúde da mesma. Depois de limpa, volte a aplicar protector no rosto: um reforço vem sempre a calhar!

Ao fim do dia, antes de jantar ou sair, ou mesmo se ficar em casa exausta depois de um longo dia de praia, depois do banho, aplique uma loção after sun na pele do seu corpo. Irá sentir-se hidratada e fresca, mesmo com a pele ainda a latejar de calor. Na pele do rosto, não se esqueça da água micelar, que limpa e hidrata, e de aplicar uma boa quantidade de creme hidratante. Caso vá usar maquilhagem, não durma maquilhada, mesmo que tenha sido só um blush para dar aquela corzinha! 

E com isto, com dicas simples que qualquer uma de nós pode fazer em… Vá… Sete minutos diários (sete porque são férias e permitimo-nos mais dois do que é costume!…), é possível atingir aquele bronze dourado e saudável, sem pele a cair nos ombros – que além de deselegante, é muito mau sinal – e com a longevidade que se quer: até precisar do casaco novamente! 

E já agora… Já reparou que para além dos seus produtos habituais, só precisa de incluir no necessaire mais três produtos? O protector de rosto, o protector para o corpo e o after sun. 

Super simples, super prático, nada dispendioso, e feito à sua medida!  

Fonte: Maria Capaz