Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

12 de Novembro de 2014

Ponte: equilíbrio e imaginação

quarto_das_brincadeiras_passar_a_ponte_Susana_08f11f5a1b9e093e604ad71ec4a0c7f4

Qualquer planeamento de uma actividade com uma criança de dois anos é pura ficção, mas não deixa de ser uma ficção que resulta numa realidade divertida. Temos é de ter o espírito aberto a alterações ao objectivo inicial, que normalmente só é cumprido durante dois minutos. Já a restante meia hora resulta em derivações criativas muito além da actividade. Posto isto, abramos os braços para a surpresa e preparemos o espírito para a aventura que certamente se seguirá. O jogo chama-se “passar a ponte” e pode ser feito em casa ou no exterior, basta um pouco de imaginação e “construir” uma ponte ou percurso sobre o qual temos de andar e não podemos tocar no chão. Tudo serve para brincar à “ponte”. Em casa pode ser feita com uma tábua apoiada em dois livros deitados (para dar altura, o que confere maior realismo). As alternativas são muitas e podem incluir fita-cola colorida, tapetes antiderrapantes, etc. O importante é que a superfície não escorregue para que a criança possa tentar, sozinha, percorrer esse caminho. Mas espere, não se vá já embora, que depois de mostrar como se faz (como “atravessar”), certamente será requisitado para o fazer mais vezes. Já no exterior provavelmente será o seu filho a tentar aproveitar as diferentes formas existentes, para brincar à “ponte”: um caminho de pedras ou um muro baixo. Com a mão dos pais a ser sempre requisitada para ajudar no equilíbrio.

[Este texto foi escrito pela Susana Lopes e faz parte de um conjunto de sugestões que outros pais e mães vão deixando por aqui de vez em quando.]

Idades:  0-2 anos, 3-5 anos

Informação adicional: 

[Sobre a autora]

Sou uma acumuladora de funções profissional há 17 anos, profissão que desempenho de forma amadora há 36. Passo a explicar: sou filha e irmã há 36 anos, designer há 17, infográfica há 12 e Mãe há dois anos e dois meses (os mais intensos que vivi)  sempre recheados de boas surpresas.

quarto-das-brincadeiras-logotipo
Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.