Atualidade

11 de Março de 2014

Pesadelos na infância podem indicar problemas

Michelle(fonte: Pais & Filhos)

As crianças que têm pesadelos e terrores noturnos frequentemente podem ter um risco maior de sofrerem transtornos psicóticos na idade adulta, sugere um estudo britânico.

A investigação da Universidade de Warwick analisou dados de 6,8 mil crianças do Reino Unido, até os 12 anos de idade, e revelou que uma em cada dez tinha pesadelos, geralmente entre 3 e 7 anos. No entanto, 37 por cento apresentavam “sonhos aflitivos” com frequência.

A relação entre os distúrbios do sono e as psicoses ainda não está clara. Os especialistas acreditam que o bullying ou outros eventos traumáticos no início da vida podem causar ambos os sintomas.

Dieter Wolke, um dos autores do estudo, afirma não querer preocupar os pais, mas avisa: “Se os pesadelos ocorrerem durante um período de tempo prolongado ou persistirem até à adolescência podem ser um indicador precoce de algo mais significativo.”. E recomenda: “As crianças têm de ir para cama com maior regularidade, evitar filmes que estimulem a ansiedade antes de dormir e não usar o computador durante a noite”.

Fonte: Pais & Filhos