Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

18 de Março de 2014

Pedalar, pedalar, pedalar

Cá em casa o que gostamos mais de fazer é sair de casa. Seja verão ou Inverno, esteja calor ou esteja frio, desde que não esteja chover arranjamos sempre um pretexto para ir para a rua. É assim desde que o António era ainda pequeno e era ainda só um. E é ainda mais assim agora que ele já está maior (e é preciso afastá-lo dos ecrãs) e tem um irmão. É que se ficarmos todos enfiados em casa durante um fim-de-semana inteiro é certo e sabido que vai haver mais discussões e mais gritos e mais zangas e vamos chegar à noite de domingo fartos uns dos outros. Por isso, mesmo nos dias mais cinzentos, vestimos os casacos, pomos os gorros e vamos gastar energias para algum lado. À medida que eles crescem os parques infantis tornam-se menos interessantes mas, ainda assim, há vários jardins muito agradáveis – da Estrela à Serafina, com passagem pelo Alvito – onde se pode conjugar baloiços, corridas e jogar às escondidas, levar um lanche e brincar ao ar livre. Passar uma tarde ou um bocado da tarde longe da televisão, das consolas, dos computadores. Aos meus rapazes basta-lhes ter uma bola para estarem felizes durante horas. Os skates também são grandes companheiros. Mas, o melhor de tudo, é quando vamos buscar as bicicletas à garagem da avó e nos pomos a pedalar pelo Parque das Nações. Sentir o vento na cara. Parar para explorar algum recanto ou para atirar pedras ao rio ou apenas para descansar. Ir fazer umas acrobacias nas rampas. Pedalar, pedalar, pedalar. Cair de vez em quando, esfolar os joelhos. Limpar as lágrimas e continuar. Faz bem aos miúdos e à mãe também.

[Este texto foi escrito pela Maria João, do blogue A Gata Christie, e faz parte de uma série de ideias que outros pais vão deixar por aqui uma vez por outra.]

Informação adicional:

[Sobre a autora]

Sou a Maria João, sou alentejana e estou à beira dos 40. Sou mãe do António, de 10 anos, e do Pedro, de quase 6 anos. Sou jornalista. Gosto de escrever. E de ler e de ouvir música e de ir ao cinema e de ver espectáculos e de estar com os meus amigos e de comer e de dançar e de navegar na internet à procura de coisas bonitas. E é sobre tudo isto que escrevo no meu blogue, A Gata Christie.

 

quarto-das-brincadeiras-logotipo