Mães e Pais na 1ª Pessoa

Débora Barroso 

Nós e as Marias

Para ti Débora!

Ao longo da minha vida, desde que me lembro, sempre procurei estar apaixonado! Procuro paixão em tudo o que faço!

Em pequeno, as paixões de infância, daquela menina que se sentava ao meu lado na carteira e que não me ligava nenhuma, mas que me conseguia tirar constantemente a atenção das aulas.

Mais tarde, a paixão pela rua, por jogar à bola, a paixão pelos amigos e pelas aventuras o mais loucas possíveis em que nos metíamos!

Depois, a paixão pelo mar, pelo bodyboard! E como consequência, a paixão pelas viagens e pela fotografia. O feeling de acordar cedo, ou mesmo a meio da noite, para ir surfar. A paixao pelas viagens, pela descoberta. Conhecer novas praias, novas ondas, novas pessoas, novos países, novas culturas.

Depois, a paixão pela medicina, em especial pela Medicina Geral e Familiar. Pela diferença que poderíamos marcar na vida daqueles com que contactávamos.

E depois, finalmente, a paixão por ti, Débora!

Do conhecermo-nos ao apaixonarmo-nos passou apenas um instante!

Já muito te escrevi sobre isso, e não é sobre isso que hoje pretendo escrever. Porque de amiga passaste a namorada, de namorada a mulher, e de mulher a mãe! E Isso sim, é o que me faz escrever hoje! As novas paixões que trouxeste para a minha vida! A paixão por ti e pelas nossas Marias! A paixão, orgulho e admiração que tenho por elas (sentimentos sobre os quais escreverei em breve), e a paixao, o ogulho e a tremenda admiração que tenho por ti!

És incrível Débora! Por vezes paro para observar, e delicio-me com o teu esforço e a tua dedicação nos momentos de cuidar delas! A forma como brincas com elas, e a capacidade que tens de transformar tudo em brincadeira! O momento da banhoca, o momento da papinha, até nos momentos menos bons como as vacinas! Tens a capacidade incrível de transformar todos esses momentos em alegria, felicidade, brincadeira! Por vezes até as consegues deixar confusas, nas vacinas por exemplo, em que elas nem sequer sabem se hao de rir ou de chorar!

A paciência, o carinho, a ternura com que as adormeces. O mimo, o calor, o conforto e o aconchego do teu colo! Para elas e para mim!! A vossa cumplicidade! E a tua paciencia, força e energia para lhes pores a chucha, uma e outra vez, muitas vezes, durante a noite.

A força que tens tido para aguentar por muitos momentos, quase sozinha, a responsabilidade de cuidar de ambas. Mesmo longe de mim, quando tive de me dedicar mais ao estudo e ao trabalho, suportaste-o sozinha, tiveste força e coragem para isso, e nao desististe nunca, por muito que isso te possa ter custado! Que orgulho, que admiração que temos em ti!

Derreto-me com o amor e a entrega que pões em tudo o que fazes por elas e por nós. Sabes, a vossa ligação é tão especial! Vejo-o no brilho do olhar, e no calor das gargalhadas que elas lançam, sempre que tu te aproximas delas! A forma simples, humilde, genuina, pura e despreocupada com que demonstram todo o amor que te têm!

E a demonstração tão simples e genuína do amor delas por ti, é a melhor prova da Mãe que és!

E admiro-te ainda mais por, no meio disto tudo, ainda conseguires cuidar de uma casa, da roupa e da comida! E como consegues dedicar-te ao blog, que foi a forma que encontraste de ajudar outros papás e mamãs na mesma situação que nós. A forma como te consegues dar, como abriste o teu coração a outras mães, a forma como as consegues ajudar, mesmo quando isso te obriga a teres um bocadinho menos de tempo para ti, para descansares! Descansar? Acho que desconheces essa palavra…

E, de alguma forma mágica, como só tu consegues, ainda inventas tempo para te dedicar a outras coisinhas que gostas, como por exemplo os bolinhos lindos que tens feito e os fatos de carnaval tão ternurentos, mas sempre, sempre, com a intenção de o fazer para os outros, para mimares as pessoas de quem gostas!

Para terminar, é incrível a forma como, cuidando delas, da casa, e de tudo o que nos rodeia, ainda consegues ter tempo e energia para cuidar de mim! Para me amar, para me mimar! Para me encheres de surpresas!!

Tens sempre aquela palavra certa, aquele força e aquele sorriso que não me deixam cair nunca. És a melhor amiga, namorada, confidente, mulher e mãe que conheço!

És incrível Débora!

A cada dia que passa, tens a capacidade de me fazer apaixonar mais e mais pela vida que temos! O orgulho e admiração que tenho por ti aumenta a cada momento, a cada gesto, a cada olhar!

Amote!

IMG_2535

nos e as marias 2

Blog | Nós e as Marias