Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

26 de Junho de 2013

Palavras – Passe: As Boas e as Más

A M. andou às voltas com a palavra-passe do Facebook… “ Como é que vou postar as fotografias dos anos da Rita?”, diz com preocupação! Tentei ajudá-la a recordar-se… disse que tinha a “ certeza” que era “Boeing”, o nome do nosso primeiro cão. Depois de algumas horas lá conseguiu chegar à tão desejada palavra-passe, aconselhei-a a alterá-la depois de ter lido este artigo…

Existem programas cada vez mais elaborados para proceder à descodificação de palavras-passe e assim conseguir aceder aos dados pessoais de um utilizador da Internet. É importante ter em mente más e boas práticas na definição de palavras-passe:

MÁS PRÁTICAS: uso de nomes (familiares, animais de estimação, personagens de filmes, amigos, colegas, sistemas operativos, marcas), matrícula do carro, datas (nascimento e outras), números (bilhete de identidade, número de estudante e outros), qualquer palavra que apareça num dicionário (português ou estrangeiro) sem que sejam acrescentados números ou caracteres especiais, lugares, sequências de letras ou de números e qualquer tipo de informação pessoal que seja facilmente decifrável pelo convívio com o próprio.

BOAS PRÁTICAS: uso conjunto de letras maiúsculas, minúsculas, dígitos e caracteres especiais (para facilitar usam-se, por exemplo, as letras iniciais de uma frase com significado para o próprio), uso de uma palavra-passe fácil de lembrar e que não necessite de ser escrita, uso de uma palavra que tenha pelo menos 7 ou 8 caracteres e uso de uma palavra que possa ser escrita rapidamente sem que pessoas presentes a possam identificar.

Nuno Moreira

Coordenador do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Segurança Online

logo_internet_segura