Mães e Pais na 1ª Pessoa

Rita Mendes 

Barriga Mendinha

Os xixis da Estrela…

E os cocós também claro… o desfralde, portanto.

Já tinha passado por “ela” uma vez e nem foi assim há tanto tempo, mas como o Afonso é (e o foi desde cedo) um miúdo muito despachado.. e também porque ao contrário do que dizem (sempre ouvi dizer que com as meninas é mais fácil)… largou as fraldas com alguma facilidade… parece que já nem me lembrava. Nem das coisas mais difíceis como ter que estar 24 horas por dia atenta aos sinais e necessidades da criança, nem das coisas boas, como o orgulho e festa tremenda que se faz a cada pequenina evolução…

Tem sido dose. Giro (porque o é sempre! Cada xixi na sanita ou bacio é uma ternurinha e festança!), mas…. dose. Ainda este fim de semana lhe mudei de roupa umas 3 vezes por dia. E quase todos os dias, antes de ir para a escolinha tem feito xixi pelas pernas abaixo… Imaginem lá a cena mãe carregada até à última com coisas delas e dos miúdos, a puxar por um, a chamar pelo outro.. e ela, já com a porta do elevador aberta para descermos diz assim: ” À Mámã.. à Matita.. à xixi na queca!…”.. e lá vem ela de perna aberta com as calças, as pernas, as cuecas, os sapatos,as meias.. tudo encharcado… ai vida!! e lá entra a mãe de novo em casa. Pousa tudo, refila com todos os deuses desatentos que deixaram que a Matilde não se comportasse… naquela altura, logo naquela altura. Mas pronto, são ossos do ofício..

IMG_20150522_215837.jpg

 Bem.. mas é um processo e temos que o acompanhar. A verdade é que ainda nem há duas semanas, ela andava de fralda e agora… até por iniciativa da própria, nem a quem ver pintada de ouro. A sua nova paixão são as “quecas” e ainda ontem comprei umas da “Princesa Sofia” que ela veste umas por cima das outras…. lol… Divertimento e consolo para ela… pânico oara mim… Uma coisa é “mijar” umas cuecas outra coisa é “mijar” 4 ou 5 de uma vez. Aliás, nas últimas semanas parece que não vive mais ninguém nesta casa, as máquinas de roupa são todas recheadas de roupa… da senhora dona Matilde Estrela.

IMG_20150522_215951 (1).jpg

Eu que andava a “rezar-lhe pela pele” em segredo, porque achava que já no Verão do ano passado ela podia ter deixado as ditas ( de novo “culpa” do Afonso que no Verão antes de fazer 2 anos já quase não usava fraldas- sim sei que foi precoce, principalmente sendo rapaz, mas habitou-me mal…), agora, dou por mim, super orgulhosa… e mais ainda quando ela “despachada” como ninguém nem sequer o redutor na sanita quer. Pede-me para se sentar, agarra-se com as duas mãozinhas e toda orgulhosa de si lá trata dos seus assuntos. Para eles é uma sensação de liberdade tremenda. A minha corre nua pela casa e sente-se feliz, tão feliz! E quem por isso, nem que seja só por isso… mesmo que esta época seja chata pela quantidade de roupa a lavar…. é também tão especial por ser uma espécie de ritual de passagem e de libertação.

Está mesmo a virar menina a minha Caxuxa! Mães que me lêem…. para os outros esta fase pode ser hiper natural ( e é-o sem dúvida) mas digam-me lá vocês se também não sentem que esta passagem para as cuecas… acaba por ser simbólica e uma espécie de passagem de bebé a criança? É mesmo uma coisa especial.

IMG_20150524_101244.jpg

 Blog | Barriga Mendinha