Espaço Família | Como Cresceram

Vida ao Ar Livre

29 de Janeiro de 2014

O Tradicional é divertido!

29.01.2014 - tradicional A

Os mais novos desconhecem ou têm muito pouco contato com os jogos tradicionais, como é o exemplo do jogo do lencinho, corrida de sacos, até mesmo saltar à corda. Todas estas brincadeiras poderão ser uma opção tão ou mais divertida do que os jogos agora comuns.
Os jogos tradicionais são brincadeiras que trarão com toda a certeza momentos inesquecíveis e muito felizes em família e com amigos. Apelam à amizade e ao companheirismo, permitindo desenvolver o corpo e a mente da melhor forma possível.
As crianças têm oportunidade de correr, pular, sorrir como apenas é possível quando estamos em união, de forma a tentar fugir à sociedade atual cada vez mais individualista. Somos nós que temos o dever de mostrar e educar as gerações futuras relembrando muitos valores fulcrais para uma sociedade forte e bem estruturada.
Com o passar dos anos e com desenvolvimento tecnológico constante, existe uma grande tendência para se perder no tempo brincadeiras de outras épocas. Se anteriormente havia a necessidade de aproveitar qualquer recurso e daí gerar um jogo, agora basta escolher qual será a brincadeira na consola ou no computador que a criança mais prefere.
Estes jogos são também uma forma ótima de contornar a forte crise económica pela qual o nosso país atravessa, pois são feitos a partir de pequenos objetos que todos temos nos nossos lares ou mesmo apenas com a imaginação.
Com toda a certeza darão aos mais novos momentos de pura brincadeira e felicidade. Basta apelar às nossas melhores memórias e transmitirmos o quão único e divertido um jogo tradicional pode ser.

 

Inês Patarrana

logo quinta da ponte