Espaço Família | Estamos Grávidos

Consultoria de Imagem

28 de Maio de 2015

O que levar de viagem durante a gravidez

gravida viagem1

O verão está a chegar, sendo uma boa altura para planear as suas férias e ter uns merecidos dias de descanso. Consulte o seu médico e informe-se dos cuidados a ter, antes de viajar para determinados destinos, pois é fundamental que a gravidez esteja a decorrer sem complicações. Mas aproveite para desfrutar desta fase tão especial da sua vida.

O melhor momento para viajar é o segundo trimestre de gravidez, ou seja, a partir da 18ª semana de gestação, altura em que o volume da barriga ainda não incomoda muito, o risco de aborto espontâneo é menor e não existe o risco de ocorrer o parto. Neste período, as mulheres também sentem menos náuseas, inchaço e aumento de peso. Porém, evite grandes deslocações entre as 28 e as 34 semanas, já que a pressão física pode ser bastante desgastante. Após as 34 semanas, é importante consultar o seu obstetra antes de viajar.

Conselhos para viajar durante a gravidez:

Antes da viagem

– Verifique as condições meteorológicas locais e leve roupa apropriada. Tal é muito importante, pois deve estar preparada para enfrentar as diferenças de temperatura.

– Faça uma lista do que necessita de levar, pois assim não corre o risco de se esquecer de nada.

– Escolha roupas que sejam fáceis de arrumar na mala, não ocupem muito volume ou amarrotem com facilidade

– Com o calor, recomenda-se vestir roupa fluída, leve e de fibras naturais, como o algodão e o linho, que facilitam a transpiração e evitam as irritações na pele. Os tecidos de algodão com mistura de fibras elásticas, como o elastano, são mais cómodos, pois adaptam-se ao volume e movimentos do corpo.

– Não se esqueça de levar calçado e roupa confortável, em quantidade suficiente para os dias de férias. Escolha peças com cores e padrões que combinem entre si.

– Lembre-se que os artigos grandes e pesados devem ficar por baixo na mala e os itens que tendem a amarrotar ou mais frágeis devem ficar em cima.

– As roupas enroladas não vincam tanto, ocupam menos espaço e podem ser facilmente empilhadas. Faça rolinhos para facilitar a arrumação da mala.

– Para rentabilizar o espaço, coloque o calçado nos cantos da mala, colocando no seu interior as meias enroladas ou outras peças pequenas, como acessórios, cintos e relógios. Cada par de sapatos deve ser acondicionado num saco para não sujar a roupa.

– Para se proteger dos raios UVA e UVB, leve um lenço ou chapéu, uns óculos de sol e um protetor solar FPS 50, para aplicar no rosto e no corpo, de modo a prevenir as indesejáveis manchas na pele.

– Recomenda-se, ainda, levar na bagagem de mão: artigos de higiene pessoal, medicamentos e uma muda de roupa, caso a bagagem de check in se extravie. Apenas são permitidos produtos até 100 ml (capacidade indicada no rótulo).

– Prefira malas com rodinhas, por serem mais fáceis de transportar.

No dia da viagem

– Vista roupa cómoda, que se molda ao corpo, sem elásticos a apertar e a dificultar a circulação. Evite roupas com botões e fechos na zona da cintura. Use, por exemplo, umas leggings ou uns jeans de gravidez com uma túnica ou uma t-shirt.

– Use camisolas e casacos de malha fina, que aquecem e adaptam-se aos movimentos do corpo.

– Escolha roupa em materiais que não amarrotem com facilidade, como o linho.

– Proteja o pescoço com um lenço ou echarpe, pois durante o voo a temperatura tende a baixar.

-No avião, prefira sapatos rasos, fechados e confortáveis, como sapatos-ténis, botins ou sabrinas. Ou se preferir saltos, calçado com solas compensadas, que garante um maior suporte do pé. Não se esqueça que pode ter de tirar os sapatos durante o controlo de bagagem, pelo que evite calçado com atacadores ou fivelas, de modo a facilitar esta tarefa.

– Prefira peças de cores mais escuras, que sujam menos e não se nota tanto as manchas de transpiração.

– Se a viagem for longa, leve também uma almofada para a cervical e uma máscara para os olhos.

– Na gravidez não deve permanecer muito tempo sentada, pelo que a cada duas ou três horas levante-se e caminhe um pouco.

– Evite muita bijuteria, sobretudo com detalhes metálicos, pois vai ter de retirá-la no controlo de passageiros.

– Leve umas meias quentes, se o voo for de longa duração, pois assim pode descalçar-se e manter os pés protegidos do frio. Verifique com o seu médico se deve usar umas meias de descompressão, que aumentam o fluxo sanguíneo e evitam o inchaço dos pés.

– Leve um creme hidratante para o rosto e mãos, assim como um batom para os lábios, já que o ar pressurizado do avião seca a pele.

– Se usar lentes de contacto recorra ao soro fisiológico ou gotas.

– Deve também ter um kit com pasta e escova de dentes para usar após as refeições.

– Uma escova de cabelo compacta também pode ser útil, sobretudo se dormir durante o voo.

gravida viagem 2

Durante as férias

– Proteja-se do sol (e dos mosquitos, se necessário). Use um creme com FPS 50 (Fator de Proteção Solar), óculos de sol e chapéu para evitar ficar com manchas na pele.

– Beba muita água, de modo a manter-se hidratada.

– Vestir-se por camadas pode ser uma boa solução para as alterações de temperatura. Por exemplo, use camisas abertas por cima de tops elásticos ou de vestidos. Leve consigo blusas, camisas ou túnicas de manga comprida, bem como uma echarpe, blusão de ganga, casaco ou pullover de malha.

– Com o calor, os pés tendem a inchar, pelo que o calçado deve ser confortável e não apertar. Uns chinelos ou sandálias podem ser uma boa opção se for para um destino de praia. Se optar por umas férias em cidade, uns ténis são mais práticos para caminhar e proteger os pés.

Siga estes conselhos e faça uma boa viagem!

gravida viagem 3

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image & Communication Consulting

www.instyleland.com

www.facebook.com/InStyleland