Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

21 de Agosto de 2014

O que leva aquele camião?

2

A partir do momento em que passei a ser mãe de três deixei de ter paciência para pensar em programas para fazer com os miúdos.  A sério, desculpem a franqueza, mas é um facto. No entanto, em minha defesa, devo dizer que o nosso dia-a-dia é pensado em função deles: o jantar é à minha antiga hora do lanche (19h00), o percurso escola-casa é feito a pé (com brincadeiras no jardim) e de eléctrico , etc. Além disso, eles são incluídos em grande parte das minhas tarefas, como cozinhar e escolher as cores das molas para estender a roupa, entre outras coisas do género. No entanto, há uma brincadeira que eles adoram. Como temos de fazer algumas viagens Lisboa-Porto temos uma forma de os distrair, inventada pelo pai, que toda a gente aprecia e que se chama: “O que leva aquele camião?” Tal como o nome indica, a brincadeira consiste em adivinhar o que transportam todos os veículos de mercadorias.  É uma animação, porque se alguns têm publicidade, outros nem por isso e, então, é ver aquilo de que a imaginação é capaz. Esta brincadeira pode ser feita em viagens, ou sentados à janela de casa, se estiver virada para uma rua movimentada, como é o caso da nossa.

[Este texto foi publicado pela primeira vez a 4 de Fevereiro de 2014. O Quarto das Brincadeiras está de férias e durante esta semana iremos lembrar algumas das sugestões que aqui têm sido deixadas por outros pais. Voltamos a 1 de Setembro.]

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos

Informação adicional: 

[sobre a autora]

Cresci numa aldeia com moinhos, que faz fronteira com o Minho e o Douro Litoral. Podia ter sido moleira, portanto, mas preferi ser bailarina e pianista e actriz e artista de circo e…acabei por ser jornalista.

Depois tive filhos (três, de 12, 4 e 2 anos) e fui jornalista e mãe algum tempo. Acabei por ser só mãe durante outro tanto tempo, mas sempre sem saber bem quem sou ao certo. Neste momento vivo em Lisboa, trabalho para a Oporto Lobers  e tenho um blog: panados e arroz de tomate.

quarto-das-brincadeiras-logotipo

Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.