Espaço Família | Como Cresceram

Saúde

2 de Dezembro de 2014

O que é um Higienista Oral e qual é o seu papel?

higienista oral

O Higienista Oral é um profissional que trabalha no âmbito do diagnóstico, prevenção e terapêutica das doenças orais. Dentro destas competências há uma preponderância na vertente pedagógica, utilizada com o objectivo de educar, revelar hábitos e técnicas próprias para assim formar os indivíduos neste âmbito.

Como é sabido a prevenção tem sido indicada como o principal antídoto para atingir uma boa qualidade de vida e consequentemente um estado de saúde desejável para prolongar a esperança média de vida.

A saúde oral não é excepção à regra, visto que a maioria das doenças orais podem ser evitáveis. É assim evidenciado o papel do Higienista Oral na linha da frente ao combate das mesmas, pois a base da sua educação é a prevenção.

A prevenção torna-se importante nos dias de hoje, pois o poder monetário diminuiu e as consultas de rotina tornaram-se cada vez mais espaçadas, levando a visitas ao consultório dentário apenas quando o problema já foi instalado, em vez de se optar pela prevenção primária que pode ser feita, no quotidiano, mantendo bons hábitos de saúde oral.

Será necessário no Futuro que a saúde oral passe necessariamente e cada vez mais por um cuidado personalizado para encorajar as pessoas a implementarem estilos de vida saudáveis, em vez de se focar exclusivamente no papel do tratamento.

Em Higiene Oral há uma perspectiva incrível: Trabalha-se com pessoas, estabelecem-se relações de confiança com os pacientes. Há uma constante estimulação da nossa criatividade para que consigamos mudar mentalidades e proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes.

O Higienista Oral exerce funções em duas grandes vertentes: área clínica e comunitária. Na primeira, o Higienista Oral trabalha conjuntamente com o restante corpo clinico, para responder às necessidades de saúde oral dos pacientes, pelo que é feito um diagnóstico, plano de tratamento, tratamento e encaminhamento em caso de necessidade. Na comunidade o técnico interage com os vários grupos sociais, sobretudo de risco como é o caso das crianças em idade pré-escolar e escolar, adolescentes, grávidas, indivíduos portadores de deficiência e idosos. Neste âmbito compete-lhes fazer uma avaliação do estado de saúde oral das populações abrangidas nos seus campos de actuação, sensibilizando-as para a importância da saúde oral, através da realização de programas de prevenção de doenças orais.

Assim, concluímos que o Higienista Oral é um profissional de saúde polivalente que actua inserido numa equipa multifuncional tanto no âmbito clínico como na dinâmica social, potencianto a promoção contante de saúde e prevenção da doença junto de todos.

Crónica escrita por: Dra. Ana Zaida Silva (Higienista Oral)

logo