Espaço Família | Como Cresceram

Psicologia

18 de Julho de 2016

O meu filho está de férias… e agora?!

Chegaram as férias escolares!

As crianças e adolescentes iniciam um período de tranquilidade, tempo sem relógio, um estar com calma, sem pressas, nem obrigações.
Mas este tempo que inicia, não é contado do mesmo modo pelos pais.
Muitas das vezes aumenta até o stress e a preocupação relativamente a quem os vai orientar, com quem ficam, o que podem fazer para se ocupar.

filho férias
O calendário de férias dos pais não é o mesmo que o dos filhos.
Fazem-se contas ao orçamento familiar, procuram-se campos de férias, ATL´s que permitam alguma serenidade aos pais no que se refere à forma como os dias irão decorrer até às férias em família.
Estes planos devem ser feitos atempadamente. As pesquisas devem ser feitas antes de se chegar ao ponto de stress, antes que seja amanhã o dia em que é preciso orientá-los para algum lado.
Os avós de hoje já não são a mesma resposta de antes, pois são mais ativos por questões laborais, uma vez que o tempo de serviço se prolonga até mais tarde, seja ainda por motivos de passeios, convívios e atividades em que participam. Este aspeto pode limitar as disponibilidades para assegurar o tempo de férias dos netos.
Procuremos soluções entre todos e pelo bem-estar de todos!
Que não seja um período em que se intensifica o conflito, nem que surjam discordâncias por interpretações de atitudes ou ausências das mesmas no seio do casal e em relação à família alargada.
Exige criatividade e flexibilidade de pensamento, informação pela pesquisa na internet, diálogo com outros pais que aconselham e dão dicas do que fazem ou já fizeram.
Transforme uma aparente dificuldade ou limitação do seu tempo e do seu dinheiro em algo que seja interessante para o(s) seu(s) filho(s).
Veja que atividades locais se desenvolvem no município onde vive e que normalmente são mais acessíveis, inscreva o seu filho adolescente (se estiver motivado para tal) em algum projeto de voluntariado, biblioteca de praia, campanhas ambientais, projeto com animais, etc.
Não desespere!
O(s) seu(s) filho(s) está de férias, é provavelmente sinal que o seu tempo de descanso está mais próximo também.

Ana Oliveira
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar e de Casal – Oficina de Psicologia

Logo