Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

31 de Março de 2014

O mercado é divertido

quarto_das_brincadeiras_no_mercado

Isto de ter dois filhos com praticamente nove anos de diferença pode tornar mais  complicada a organização de rotinas com os dois. Os interesses que o Henrique tem aos nove anos (quase dez) nada têm que ver com o que posso fazer com a Alice (que ainda caminha para o seu primeiro ano). Mas há coisas que tento passar aos dois. A ida semanal ao mercado, por exemplo, é algo que tento sempre fazer com os dois. Desde muito pequeno que o Henrique distingue as frutas, os legumes, as suas cores e sabores. Uma beringela não é uma courgete nem esta um pepino. As frutas têm cheiros e cores, sabores e  épocas do ano. Sabemos que o Verão se aproxima quando vemos morangos. Sabemos que no calor é que a melancia é mais vermelha e o melão mais doce. Ele sabe o que é uma anona ou uma endívia e não se espanta com um pimento ou um tomate amarelos. Pode parecer óbvio, mas não é. Há muitas crianças que não gostam de mexer nas frutas, que não as comem, que não as diferenciam… O mesmo com o peixe. O Henrique adora peixe, e desde muito pequeno que lhe mexe, sem nojo, apenas com o prazer da descoberta. As nossas idas semanais ao mercado são divertidas, e tento que a Alice desenvolva esse gosto que o irmão tem, esse conhecimento das cores e sabores. Não tarda nada vou vê-la, como o vi a ele, a comer tomates cherry como quem come rebuçados, ou a meter os dedos nos olhos dos peixes e a rir. Conhecemos a peixeira (a Açucena), a senhora do café (a Teresa) que aquece a sopa da Alice, o homem da banca da fruta (o Adelino) e a senhora das flores (a D. Alice). No mercado as pessoas têm nome e sorriem-nos e nós sentimos-nos em casa.

[Este texto foi escrito pela Inês Queiroz, autora do blog Princesa das Estrelas, e faz parte de uma série de ideias que outras mães e pais vão deixando por aqui uma vez por outra.]

Idades:  0-2 anos, 3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos

Informação adicional:

[Sobre a autora]

Inês Queiroz tem 38 anos e é mãe do Henrique e da Alice. Pelo meio vai tendo tempo para trabalhar (é editora na Matéria-Prima Edições) e para escrever (no blog Princesa das Estrelas). Diz que é feliz e que adora o Sol e  calor.

quarto-das-brincadeiras-logotipo