Espaço Família | O nosso 1º Filho

Psicologia Clinica

8 de Maio de 2016

O Melhor Pai do Mundo

nelhor pai

Quando falamos em paternidade, falamos geralmente de uma fase muito importante da vida de um homem. É uma fase de repleta de desafios, de inseguranças por tudo o que ser pai representa. De repente, nasce um ser que depende de nós, o que representa uma enorme responsabilidade. Mas apesar de se sentir inseguro, com receios e incertezas, para o seu filho você é o melhor pai do mundo? Sabe no que pensam as crianças geralmente quando pensam no seu pai? Quais são os motivos pelos quais os filhos valorizam e amam tanto os seus pais? Aqui ficam os principais motivos que são geralmente nomeados pelas crianças:

“O meu pai é forte!”: esta é uma das expressões que os mais pequenos frequentemente usam para se referir ao pai. Já parou para pensar o que isto representa para o seu filho? O que é que ele sente em relação a si, quando diz esta frase? A resposta é: proteção. Para os filhos, os pais são geralmente exemplo de fora, um escudo que os protege do perigo. Sempre que pega nele para fazer o avião, quando pega nele ao colo para ele encestar a bola no cesto de basquete, ele sente que o pai é forte. E lembre-se que quando algo é forte, é seguro logo, você é securizante para o seu filho
“O meu pai é engraçado/divertido”: já ouviu esta frase aí por casa? O que que sente o seu filho quando diz esta frase? Afeto. Esta frase espelha o tempo que passa com o seu filho, o tempo que lhe dedica para o divertir, para o fazer rir. Quando o seu filho lhe diz isto, está a dizer-lhe que sente e sabe que para si é importante que ele esteja feliz.
“O meu pai é corajoso”: quando o seu filho diz esta frase sobre si, está a dizer-lhe que você lhe transmite segurança. Na infância, existe uma emoção muito comum que teima em chatear as crianças: o medo. A infância é a fase por excelência do medo. Quando o seu filho olha para si, não vê medo (muita embora possa eventualmente senti-lo) e isso para ele é motivo de orgulho e de segurança. Sente-se protegido porque olha para si como alguém superior aos medos que ele sente.
“O meu pai é inteligente”: é frequente ouvirmos dos mais pequenos esta expressão. Esta frase espelha o tempo que dedica a ensinar coisas novas ao seu filho, seja a montar uma pista de carros ou um puzzle, seja a lançar um papagaio na praia está a ensinar-lhe coisas novas, que ele está a descobrir através de si, que não sabia existirem. E isso, aos olhos do seu filho, faz de si um génio!
“O meu pai é o meu herói”: para descortinar esta frase, basta pensar no que é um super-herói para os mais pequenos. Para as crianças um herói é alguém destemido, valente, que é justo e ajuda a fazer o bem, que é boa pessoa e preocupado com os outros. Alguém que protege os outros. Resumindo, aos olhos do seu filho: você!
Por tudo isto, lembre-se sempre: ser pai são as pequenas coisas que faz com o seu filho no dia-a-dia. Até aquelas coisas que lhe parecem pequenas e banais são aquelas que fazem com que quando pedem ao seu filho que fale de si, ele diga: “O meu pai…É O MELHOR DO MUNDO!
Sandra Azevedo
Oficina de Psicologia

Equipa Mindkiddo

Logo