Espaço Família | O nosso 1º Filho

Cuidados ao Bebé

10 de Abril de 2014

O Cancro na Criança

O cancro infantil é uma realidade de que todos já ouvimos falar. A sua incidência em Portugal é idêntica à registada nos outros países, e acontece, no nosso país, em cerca de 320 crianças, de novo, em cada ano.

No entanto, é importante saber que o cancro infantil difere, em muitos aspectos, da doença do adulto.

Para além da sua menor frequência, a incidência familiar só acontece em cerca de 10% dos casos e em tipos de cancro bem definidos.

Ao contrário do adulto, em que grande parte das doenças pode ser prevenida com estilos de vida saudável, e outras com vigilância regular e rastreios em caso de tendência familiar, não há formas de prevenção conhecidas na doença da criança.

Também nada a relaciona com a classe social, com a raça ou  com a forma como a criança é cuidada.

A natureza biológica da doença na criança, que a torna mais rápida, e, portanto, mais precocemente identificada, também a torna mais sensível à quimioterapia e à radioterapia; por esse motivo, a taxa de cura, no conjunto de todas as doenças oncológicas da criança, ultrapassa, actualmente os 75%. Para algumas delas, nomeadamente o tipo de leucemia mais frequente, ultrapassa os 80%.

As taxas de cura são idênticas à dos outros países, e os esquemas de tratamento idênticos e estudados em conjunto na comunidade internacional. Apenas alguns casos, pela sua raridade, são encaminhados para centros que neles tenham acumulado mais experiência.

Dado que a sua sintomatologia é muito variável, dependendo do tipo de doença presente, a enumeração de sintomas, que na maioria das vezes são banais, mais não serviria que para causar ansiedade inútil nos pais.

Os pais apenas devem estar atentos aos seus filhos. Que pais não reparam quando algo de diferente acontece com o seu filho? Cabe aos médicos assistentes, e não aos pais, valorizar essas alterações.

Cuidemos dos nossos filhos com muito amor e atenção; para os pais basta como recomendação.

Dra.  Filomena Pereira – Pediatra

HM - logo peq