Como Cresceram

19 de Maio de 2014

O bolo mais fácil do mundo

Este bolo é muito fácil de fazer pelas crianças, mas também é super saboroso. Graças ao sabor e ao cheirinho inebriante da canela, no Quarto das Brincadeiras ficámos rendidos. E é por isso que não resistimos a partilhar este segredo.

Uma chávena e meia dúzia de ingredientes. É o necessário para este bolo de canela, retirado de um livro de receitas portuguesas e tão tradicional como as nossas tigeladas e os bolos de mel. Numa grande tigela, misturam-se dois ovos com duas chávenas de açúcar e sem parar de bater, deitam-se lá para dentro uma chávena de leite, uma de azeite e uma colher de chá de canela. (Se forem mãos pequenas a executar essa tarefa até é bom, pois queremos a massa pouco mexida para o bolo ficar fofinho.) Juntam-se três chávenas de farinha peneirada, mais uma colherzinha de chá de bicabornato de sódio, e mistura-se tudo rapidamente. Com manteiga e um pouco de farinha, unta-se e polvilha-se a forma, daquelas com um buraco no meio. Vai a cozer em forno médio (180 graus), entre 15 minutos (segundo a receita) a meia-hora (aqui por casa). O melhor é estarem atentos e espetarem um palito para ver se já está. No final, é melhor esperar uns 5 minutos antes de desenformar. Fica delicioso. Especialmente se forem eles a fazer. E os mais pequeninos podem sempre ajudar.

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos, Mais de 12 anos

Informação adicional: 

Esta receita é retirada do livro “A minha primeira Cozinha Tradicional Portuguesa”, de Maria de Lourdes Modesto, Gisela Miravent e Bernardo Carvalho.

Ingredientes:

* 2 ovos

* 2 chávenas de açúcar refinado fino

* 1 chávena de azeite

* 1 chávena de leite

* 1 colher de chá de canela

* 3 chávenas de farinha

* 1 colher de chá de bicabornato

quarto-das-brincadeiras-logotipo